Pular para o conteúdo

Igreja de São Francisco e Casa do Conde de Assumar dão vida ao Museu de Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As edificações em questão são tesouros da arquitetura colonial brasileira, construídas no século 18, quando Mariana era capital de Minas Gerais.

Após quatro anos de trabalho árduo e dedicação incansável, o tão esperado restauro do complexo envolvendo a icônica Igreja de São Francisco de Assis e a histórica Casa do Conde de Assumar finalmente chegou ao seu término. A conclusão deste projeto marcante também marca a inauguração oficial do Museu de Mariana, um marco cultural que promete enriquecer a cidade e cativar a todos que o visitarem.

A empreitada de restauração foi coordenada pelo respeitado Instituto Pedra, em estreita colaboração com a Prefeitura de Mariana e o apoio fundamental da Arquidiocese de Mariana, bem como do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e patrocínio do Instituto Cultural Vale, além do apoio institucional do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O financiamento do projeto foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

As edificações em questão são verdadeiros tesouros da arquitetura colonial brasileira, construídas no século 18, quando Mariana ostentava o título de capital de Minas Gerais. Ambas as estruturas foram tombadas em 1938, no início das atividades do IPHAN, e são parte integrante do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade.

Uma programação especial está programada para celebrar a inauguração dos novos equipamentos culturais com a comunidade marianense.

Museu de Mariana: Uma Janela para a História da Cidade

O Museu de Mariana é uma instituição que tem como tema central a própria cidade que o abriga. Sua exposição de longa duração coloca em destaque a história e a cultura de Mariana, transformando-o em um espaço de formação, debate e proposição. Isso se traduz em uma participação ativa da comunidade local, que não apenas observa, mas também contribui e interage neste novo espaço público.

A Casa do Conde de Assumar é a primeira sede deste museu, com planos de expansão para outra edificação, na Rua Direita, que também será restaurada no futuro.

Os visitantes são convidados a explorar o passado e refletir sobre o presente, tendo como pano de fundo a própria cidade. Luiz Fernando de Almeida, diretor-presidente do Instituto Pedra, destaca: “Costumamos ouvir que uma cidade tombada é um museu; no Museu de Mariana, as relações entre o que está dentro e o que está fora dialogam e se complementam.”

Além dos espaços expositivos internos, o complexo inclui um café e um jardim ao ar livre, todos acessíveis ao público. Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, afirma: “O Museu de Mariana é dedicado aos cidadãos e é inaugurado com o objetivo de se tornar um novo ponto de encontro e lazer para a comunidade. Um espaço para novas histórias, encontros e reencontros com os públicos que o visitarão.”

O projeto também incluiu um programa de educação patrimonial, um manual de conservação dos espaços restaurados e um projeto de gestão cultural para garantir a sustentabilidade do local. Além disso, moradores e estudantes de Mariana foram contratados para integrar a equipe do Museu, fortalecendo sua ligação com a comunidade.

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, enfatiza que a inauguração do Museu de Mariana é um exemplo de projeto que não apenas preserva o patrimônio cultural local, mas também impulsiona o desenvolvimento social e econômico da região ao aumentar seu apelo turístico.

Os Tesouros Materiais: Igreja de São Francisco de Assis e Casa do Conde de Assumar

A majestosa Igreja de São Francisco de Assis, construída entre 1762 e 1794, é uma verdadeira jóia arquitetônica que preserva os sistemas construtivos tradicionais do período colonial e abriga um acervo artístico singular. Por anos, foi um dos destinos culturais mais visitados de Mariana, até ser interditada em 2013 devido a riscos estruturais. Notáveis arquitetos e artistas, como José Pereira Arouca, Manuel Costa Athaíde, Francisco Vieira Servas e Francisco Xavier Carneiro, contribuíram para a sua construção.

A Casa do Conde de Assumar, conhecida como Casa de São Francisco, também desempenhou um papel fundamental na história da cidade. Supostamente construída em 1715 para abrigar o governador da Capitania Hereditária de São Paulo e Minas de Ouro, Conde Dom Pedro de Almeida e Portugal, posteriormente serviu como residência do primeiro bispo de Mariana, Dom Frei Manoel da Cruz.

Instituto Pedra: Preservando o Patrimônio Cultural

O Instituto Pedra é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na preservação do patrimônio cultural. Com projetos em vários estados brasileiros, incluindo São Paulo, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, o instituto se dedica à restauração e conservação de edifícios e acervos históricos, bem como à criação de centros culturais.

Instituto Cultural Vale: Democratizando o Acesso à Cultura

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura é uma ferramenta poderosa para transformação social. Busca democratizar o acesso à cultura e fomentar a arte, a cultura e o conhecimento, contribuindo para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos de 2020 a 2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal, incluindo espaços culturais próprios com visitação gratuita.

BNDES: Fomentando o Desenvolvimento Econômico e Cultural

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa pública federal que financia projetos de longo prazo em diversos setores da economia brasileira. Além de apoiar o desenvolvimento cultural, o BNDES também tem um papel crucial no desenvolvimento social e econômico das regiões em que atua.

A inauguração do Museu de Mariana é um marco histórico que celebra não apenas a restauração de preciosos patrimônios culturais, mas também o enriquecimento da vida cultural e o estímulo ao turismo na região. É um tributo à história e à comunidade marianense, um ponto de encontro e uma fonte de inspiração para todos.

Programação Cultural

  • Abertura do Museu de Mariana: 28 de setembro de 2023, às 10h.
  • Visitação: Quinta a segunda, das 10h às 18h; Terça, das 13h às 21h; Quarta: Fechado.
  • Ingressos: R$ 10,00 – inteira / R$ 5,00 – meia.
  • Endereço: Rua João Pinheiro, 20 – Mariana / MG

É um convite para explorar a história viva da cidade de Mariana e para todos participarem desse novo capítulo na história cultural da região. O Museu de Mariana está aberto para todos, convidando a comunidade a se envolver, aprender e se inspirar na rica história desta cidade histórica.