Pular para o conteúdo

Educação Ambiental será incluída na grade escolar de Mariana a partir de 2024

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A inclusão da Educação Ambiental na grade curricular é um investimento no futuro da cidade, visando a formação de cidadãos conscientes e engajados.

Na última reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana, a vereadora Beth Cota anunciou uma medida significativa que promete impactar positivamente o futuro da cidade. A inclusão da Educação Ambiental na grade curricular do município para o ano de 2024 foi tema de destaque durante seu discurso.

A vereadora ressaltou a importância dessa iniciativa, destacando que a educação é a chave para promover mudanças significativas na sociedade. Beth Cota enfatizou que “tudo passa pela educação” e que é fundamental abordar a defesa do Meio Ambiente de maneira séria e estruturada.

Segundo informações da Secretária de Educação, Cláudia, a partir do próximo ano, os alunos marianenses terão a oportunidade de estudar duas novas disciplinas: Educação Ambiental e Educação Patrimonial. Beth Cota sublinhou a relevância dessas disciplinas, afirmando que “se estivéssemos preparando ano após ano as nossas crianças e adolescentes de maneira consistente para a preservação do meio ambiente, talvez o que estamos sofrendo hoje não estivesse acontecendo de uma maneira tão drástica.”

A inclusão da Educação Ambiental na grade curricular visa despertar a consciência de preservação e cidadania nos estudantes. A ideia é que desde cedo, os alunos entendam a importância de cuidar, preservar e equilibrar a relação entre o homem e a natureza, além de promover o uso racional dos recursos naturais.

A educação ambiental desempenha um papel crucial, formando cidadãos mais conscientes e participativos em questões relacionadas à responsabilidade socioambiental. Isso inclui a preservação dos mananciais, da mata ciliar, o correto descarte de resíduos e o entendimento sobre a prestação de serviços públicos básicos.

A iniciativa representa um passo importante para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Educar as gerações futuras é fundamental para garantir um futuro mais promissor e equilibrado para Mariana e suas comunidades.

A inclusão da Educação Ambiental na grade curricular é um investimento no futuro da cidade, visando a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de um ambiente mais saudável e sustentável.