Pular para o conteúdo

Conferência de pessoas com deficiência promove debate e inclusão

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Foram mais de cinco horas dedicadas à discussão e votação por melhorias e igualdade nas políticas públicas para as pessoas com deficiência.

Aconteceu no último dia (19), a Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência, organizada por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMPEDE, e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – SEDESC. O momento reuniu 72 participantes, sendo eles representantes da comunidade civil e das associações, além da equipe técnica organizadora. Foram mais de cinco horas dedicadas à discussão e votação por melhorias e igualdade nas políticas públicas para as pessoas com deficiência. 

A primeira edição da conferência na Primaz de Minas garantiu 24 propostas aprovadas e 12 encaminhamentos a nível municipal. O evento abrangeu, além da deliberação das propostas, apresentações artísticas com a Comunidade da Figueira, grupo de Pole Dance e a Fundação Internacional Capoeira Artes das Gerais. A palestra magna foi ministrada por Ana Lúcia de Oliveira, da Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência – CAADE, e trouxe temas sobre os desafios e avanços das políticas públicas inclusivas, Estatuto da Pessoa com Deficiência e Lei Brasileira de Inclusão – LBI. 

Rosemary Aparecida dos Santos, é moradora de Mariana, e aluna de Pole Dance e de Capoeira. Na ocasião, a aluna contou sobre sua performance artística e a importância da atividade para sua vida: “É muito importante trazer a inclusão, e mostrar que tudo é possível. Parece muito fácil, mas são movimentos difíceis de se adaptar. É uma troca entre aluno e professor. Mostrar que é possível pessoas com deficiência praticarem o esporte e reforçar essa inclusão.”