Pular para o conteúdo

Onda de calor pode afetar a saúde e deixa cidades de MG em alerta até domingo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Termômetros podem registrar aumento de até 5ºC em relação à média prevista para esta época do ano.

Uma intensa onda de calor está sobre de minas gerais, colocando o estado em alerta até o próximo domingo, dia 24 de setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região pode experimentar temperaturas até 5°C acima da média esperada para esta época do ano.

As aparências climáticas, embora comuns em terras mineiras, requerem atenção especial desta vez. A exposição prolongada a temperaturas elevadas pode representar um risco significativo à saúde, alerta o Inmet. A hipertermia, relatada pelo aumento da temperatura corporal, geralmente acima de 40°C, é uma preocupação real diante dessa onda de calor.

As autoridades de saúde fazem um apelo à população para que me sejam impostas regras rigorosas durante esse período. É fundamental evitar a exposição prolongada a ambientes com temperaturas elevadas, bem como a prática de atividades físicas extenuantes em condições externas, especialmente em locais mal arejados.

Além disso, a hidratação adequada é essencial. Beber água regularmente e evitar o consumo excessivo de bebidas açucaradas ou selecionadas ajudará a manter o corpo bem hidratado e a minimizar os riscos à saúde associados ao calor intenso.

Em caso de dúvidas, sintomas de hipertermia ou qualquer situação de emergência relacionada ao clima, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número de emergência 193. As autoridades estão prontas para prestar assistência e garantir a segurança da população.

Embora as altas temperaturas sejam um desafio conhecido pelos moradores de Minas Gerais, é fundamental que todos estejam conscientes dos riscos associados a essa onda de calor incomum. Ao adotar medidas de precaução e buscar ajuda quando necessário, podemos proteger nossa saúde e estar bem durante esse período crítico.