Pular para o conteúdo

Falta de iluminação na rua Amazonas causa onda de assaltos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Moradores pede medidas urgentes para conter a criminalidade e restabelecer a tranquilidade.

A tranquila rua Amazonas, localizados no bairro São Sebastião, conhecidos como Colina, estão vivendo dias de apreensão devido a uma série de assaltos que têm assolado a região nos últimos meses.

Esta rua, outra tranquila e pacata, tem se tornado o cenário de ações criminosas que estão deixando a comunidade preocupada e amedrontada. A falta de iluminação pública agrava a situação.

Um dos principais fatores destacados para a insegurança na rua Amazonas é a falta de iluminação pública adequada. Há aproximadamente três meses, o principal poste de luz da rua deixou de funcionar, deixando uma área na escuridão total durante a noite. Os moradores relatam que essa escuridão tem sido explorada por meliantes, que se aproveitam do momento para cometer assaltos e atos ilícitos. Muitos moradores já entraram em contato com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) na esperança de resolver o problema, mas até os dados atuais, a lâmpada não foi trocada. Isso tem gerado grande frustração entre os moradores, que sentem que suas preocupações não estão sendo atendidas.

Os moradores da rua Amazonas não estão apenas preocupados com a falta de iluminação, mas também com a ausência de segurança pública eficaz. Relatos de assaltos se multiplicaram na região, e um morador que preferiu não se identificar evidenciou sua experiência: “Não eram nem 21h ainda, fui empurrado e assaltado, o rapaz me derrubou ao chão, roubou-me e outro o aguardava na esquina da rua Piauí”. Ele acrescentou que teve seu celular furtado em um dos incidentes. Boletins de ocorrência já foram registrados, mas os moradores reclamam de que as autoridades ainda não tomaram medidas para aumentar a segurança na área. A sensação de impunidade deixou a comunidade ainda mais preocupada.

Os moradores da referida rua, em sua maioria idosos e moradores antigos do bairro, nunca enfrentaram momentos de insegurança como os que vivenciam atualmente. Perante esta situação, eles fazem um apelo veemente aos órgãos competentes. Eles pedem providências urgentes quanto à iluminação pública no local, que não só garantem maior segurança, mas também melhoram a qualidade de vida dos residentes. Além disso, solicitam um reforço à presença policial na região, bem como a instalação de câmeras de segurança que possam ajudar a coibir ações criminosas. A comunidade da desta rua espera que suas preocupações sejam ouvidas e que medidas efetivas sejam tomadas para restaurar a paz e a segurança que tanto valorizam em sua amada rua. Enquanto isso, eles permanecem vigilantes.

A equipe do Jornal Ponto Final entrou em contato com a Polícia Militar, a CEMIG e a Prefeitura Municipal para esclarecer as denúncias relacionadas, confira na íntegra:

Polícia Militar:

A Polícia Militar de Minas Gerais informa que realização de patrulhamento preventivo ostensivo e atendimento de ocorrências diariamente no Bairro referenciado e que no presente ano foi comunicado à PM apenas 01 (um) crime de furto no logradouro referido (Rua Amazonas). Já na Rua Piauí foram comunicados 07 (sete) crimes de furto, não havendo nenhum registro de crime de roubo no Bairro Colina.

A população deve acionar imediatamente a Polícia Militar no caso de cometimento de crimes de furto e roubo, bem como de qualquer outro ilícito que venha a ocorrer, para que a Polícia Militar tenha ciência dos fatos, a fim de traçar estratégias de segurança pública. Ressalta-se que a instalação de câmeras de monitoramento é de grande valia para auxiliar na identificação dos autores de crimes.

Quanto à investigação de crimes, tal seara não é de competência da Polícia Militar, bem como a questão de iluminação pública deve ser tratada diretamente com o setor responsável pela prestação do serviço em questão.

Cemig:

A Cemig informa que a gestão de todo o sistema de iluminação pública passou a ser de responsabilidade das prefeituras municipais em janeiro de 2015. Desta forma, a companhia orienta os clientes a procurarem o município, que é responsável pelo serviço de manutenção e instalação de novos pontos.

Até o fechamento dessa edição infelizmente não houve um retorno da Prefeitura Municipal.