Pular para o conteúdo

Coletiva: Gestão Celso Cota anuncia déficit de 60 milhões nos cofres de Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Já foram realizados cortes nas horas extras e na cooperativa, o que resultará em uma economia significativa de 800 mil reais.

Em coletiva de imprensa realizada pela gestão do prefeito Celso Cota, foi apresentada uma visão abrangente dos desafios estruturais enfrentados pela cidade de Mariana, juntamente com um plano ambicioso para enfrentá-los, locais como o Terminal Rodoviário, escolas, UBS Rosário, Quadra da Colina, Campo no Santo Antônio invasão na serrinha, UPA São Pedro entre outros locais foram expostos no vídeo apresentado. Juntamente ao prefeito, estavam compondo a mesa o Vice-Prefeito e Secretário de Cultura de Cultura, Patrimônio, Turismo e Lazer, Cristiano Vilas Boas, o Secretário de Governo, Marcelo Macedo e o Secretário de Planejamento, Suprimento e Transparência, Germano Zanforlim. O prefeito Celso Cota falou sobre diversos aspectos, desde a falta de planejamento financeiro até iniciativas específicas para a educação, saúde, saneamento e mobilidade urbana.

Um dos pontos centrais da apresentação foi o déficit de 60 milhões de reais que assola os cofres do município de Mariana, um problema que a gestão atual está determinada a resolver. Já foram realizados cortes nas horas extras e na cooperativa, o que resultará em uma economia significativa de 800 mil reais. Celso deixou claro que o déficit foi apresentado à nova gestão pela gestão anterior e que existe no município um decreto que impede a fiscalização de ações realizadas pelo próprio município e que esse decreto será derrubado para que seja realizado um relatório desse déficit.

Celso Cota enfatizou que sua administração priorizará três pilares fundamentais: educação, saúde e saneamento. No âmbito da educação, o prefeito anunciou investimentos em tempo integral até o 9º ano, melhorando a qualidade da educação e garantindo um futuro mais promissor para a juventude local. Além disso, está prevista a criação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Adulto em Mariana, que atenderá a demanda de cuidados de saúde críticos na cidade.

Outro compromisso destacado na coletiva foi a universalização do acesso à água tratada e ao saneamento básico. Celso Cota garantiu que trabalhará para alcançar 100% de tratamento de água e esgoto na cidade, melhorando a qualidade de vida e a saúde da população.

Um ponto de destaque na coletiva foi a discussão de três acessos que pertencem à mineradora Vale e sua possível disponibilização para ajudar a diminuir o fluxo de veículos pesados em Mariana, diminuindo congestionamentos e melhorando a mobilidade urbana.

O prefeito também considerou o projeto “tarifa zero” como um projeto interessante, mas que será avaliado quanto à sua eficiência e acessibilidade para toda a população, incluindo pessoas com deficiência e se cabe um aprimoramento.

A falta de água na cidade foi outro tema abordado por Celso Cota, que informou que está sendo elaborado um plano para resolver esse problema a curto, médio e longo prazo.

Por fim, o prefeito expressou o desejo de fazer com que a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) ande de forma organizada, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente para os cidadãos.

O governo Celso Cota propôs como lema “A cidade que queremos”, e com base nas propostas apresentadas na coletiva, deixa claro que a administração está comprometida em elevar o patamar de Mariana e organizar a máquina.