Pular para o conteúdo

180 anos do julgamento de Teófilo Ottoni tem lançamento de selo postal

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O julgamento de Teófilo Ottoni aconteceu no mesmo local onde foi realizada a solenidade, na sede da Câmara de Mariana, em 1843.

O Plenário da Câmara de Mariana realizou na última terça-feira (19), uma solenidade especial que marcou o lançamento de um selo postal comemorativo aos 180 anos do julgamento de Teófilo Ottoni. O evento foi promovido pela 172ª Subseção da OAB-MG – Mariana, em parceria com os Correios e a Revista Mariana Histórica e Cultural, e ainda conto com o apoio da Câmara e da Prefeitura.

Teófilo Ottoni, uma figura central na história de Mariana, foi preso e levado a julgamento em nossa cidade por ser um dos principais líderes da Revolução Liberal de 1842, um movimento emancipacionista que protestava contra o governo conservador. Surpreendentemente, durante o julgamento, ele foi absolvido, marcando um momento emblemático na história da cidade.

Na época, o júri não se limitava apenas aos crimes dolorosos contra a vida, como é hoje. O julgamento de Teófilo Ottoni ocorreu em um contexto político complexo, com a presença de liberais e conservadores. No entanto, a vocação libertária de Minas Gerais prevaleceu, e Teófilo foi absolvido por unanimidade, um feito notável que reforçou o compromisso da região com a liberdade.

O julgamento de Teófilo Ottoni aconteceu no mesmo local onde foi realizada a solenidade, na sede da Câmara de Mariana, em 1843. O momento em que ele fez sua própria defesa diante do tribunal foi imortalizado em uma pintura do artista plástico Elias Layon, que agora está em exposição no saguão de entrada do prédio histórico da Câmara.