Pular para o conteúdo

Independência: Como celebrar um feriado que ninguém lembra por que existe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Meus caros compatriotas, chegou aquele momento do ano em que saímos pelas ruas com nossas bandeiras, vestimos roupas verdes e amarelas que só usamos uma vez por ano, e tentamos lembrar por que diabos estamos fazendo isso. Sim, é o Dia 7 de Setembro, o Dia da Independência do Brasil, ou como muitos o chamam: “O dia em que ganhamos um feriado de folga”.

A independência do Brasil foi um desses eventos históricos que aconteceram há tanto tempo que ninguém realmente se lembra dos detalhes. Sabemos que algo aconteceu, que Dom Pedro I esteve envolvido, e que, de alguma forma, isso levou à criação do feriado nacional. Mas quem tem tempo para se aprofundar na história quando você pode aproveitar mais um dia de folga e um churrasco com os amigos?

Mas vamos ser sinceros, o Dia da Independência é realmente um feriado estranho. É aquele dia em que nos esforçamos para demonstrar nosso amor pelo país e nossa independência, mas fazemos isso seguindo regras estritas de etiqueta, como não usar a bandeira como capa de chuva ou guardanapo de churrasco.

Além disso, é uma ótima oportunidade para refletir sobre o que realmente significa ser independente em um mundo onde estamos todos conectados por smartphones, redes sociais e entregas de comida por aplicativo. Será que a independência de Dom Pedro I incluiu a capacidade de pedir um lanche pelo celular?

Enfim, enquanto comemoramos este Dia da Independência com todo o seu fervor cívico, vamos também aproveitar para apreciar o que realmente importa: um dia de folga, uma boa comida, e a oportunidade de usar a bandeira nacional de maneira criativa e, às vezes, um tanto questionável. Feliz 7 de Setembro, Brasil!