Pular para o conteúdo

A expectativa cresce para a comemoração dos 30 anos do Iron Biker Brasil em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A relação simbiótica entre a Iron Biker Brasil e Mariana gerou resultados positivos em diversos aspectos, inclusive na economia local.

A ansiedade está em alta para a aguardada comemoração dos 30 anos do Iron Biker Brasil, evento que une ciclistas de todas as partes do país em um emocionante encontro esportivo. A cidade histórica de Mariana, conhecida como capital nacional do Mountain Bike, se prepara para sediar o evento nos dias 15, 16 e 17 de setembro.

No coração da cidade, a Praça Gomes Freire (Jardim) será o ponto de partida para as competições. No sábado e no domingo, dias 16 e 17 de setembro, os atletas estarão prontos para enfrentar os desafios dos circuitos completos e limitados, com as largadas marcadas para às 8h e 8h45, respectivamente. Esta edição especial também marca o décimo ano consecutivo em que a prova é realizada em Mariana, fortalecendo ainda mais os laços entre o evento e a cidade.

Lucas Fonda, um dos organizadores do evento, expressou seu entusiasmo com a ocasião: “Temos duas belas datas para comemorar: os 30 anos do Iron Biker e os 10 anos consecutivos de realização da prova em Mariana. É algo que nos deixa extremamente felizes e orgulhosos porque, sem dúvida alguma, essa consistência da realização da prova e sequencialmente em Mariana deu ao evento raízes ainda mais fortes. Conseguimos transferir esse pertencimento do evento para a cidade. Hoje, a competição pertence a Mariana, é de todos.”

A relação simbiótica entre a Iron Biker Brasil e Mariana gerou resultados positivos em diversos aspectos, inclusive na economia local. A cidade se prepara para receber concorrentes e turistas de todas as partes do Brasil durante o fim da semana do evento, o que se traduz em um impulso econômico significativo. Com a rede hoteleira já completamente ocupada para este ano, o prefeito de Mariana, Celso Cota, enfatiza a importância dessa colaboração: “O nosso objetivo é fortalecer, cada vez mais, o ciclismo como uma fonte também de renda. de promoção social. Na verdade, é também promoção cultural, mas, acima de tudo, promoção turística.”

Amarildo Pereira, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), destaca o impacto econômico significativo que o Iron Biker Brasil traz para a cidade: “Existe um movimento não apenas nos dias de prova, mas também nos meses pré e pós -evento. Geração de empregos temporários, hospedagens, entre outros. Além disso, tem um impacto grande nas lojas que vendem bicicletas e dão assistência técnica às bicicletas.”

A relação entre Mariana e o ciclismo também é reforçada pela inauguração recente da pista pública de Pump Track, uma colaboração entre o Iron Biker e a administração pública. Essa instalação atrai tanto iniciantes quanto profissionais, capacitando ainda reforçando o vínculo entre a cidade e o esporte. A atleta marianense, Liege Walter, é participante do Iron Biker Brasil desde 2007. Segundo ela, a competição influencia a carreira de vários atletas por tudo que representa no cenário esportivo do Brasil. “Eu sou muito fã da prova. Eu cresci acompanhando e participando do Iron Biker Brasil. Mariana é referência em gerar novos talentos. Temos vários nomes aqui que começaram nas categorias de base e já foram para a elite. Todos, aqui em nossa região, começaram tendo a prova como referência, em todos os sentidos”.