Pular para o conteúdo

Poeira de mineração em Antônio Pereira gera mais de 100 denúncias

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Moradores enviaram vídeos e fotos à Assessoria Técnica Independente, que protocolou um ofício no Ministério Público.

Há mais de uma década, a comunidade de Antônio Pereira, sofre com a intensa poluição por poeira causada pelas atividades de mineração realizadas pela Vale na Represa Doutor. Denúncias foram enviadas por moradores de várias partes do distrito. As imagens e vídeos retratam nuvens de poeira mineral que emanam da barragem e das obras de descomissionamento, infiltrando-se nas ruas e residências, causando danos materiais e problemas de saúde, afetando principalmente a pele e os pulmões das pessoas. Eles exigem uma análise da composição química da poeira a que estão expostos.

O Instituto Guaicuy, organização não governamental que atua como Assessoria Técnica Independente aos atingidos pela Barragem Doutor em Antônio Pereira, tem recebido inúmeras reclamações sobre poluição e problemas de saúde causados ​​pela poeira. Em resposta, apresentaram denúncia formal (Notificação de Fato) ao Ministério Público de Minas Gerais em 14 de julho de 2023.

A Vale, mineradora responsável pela Barragem Doutor, afirmou que a nuvem de poeira foi decorrente de fortes ventos causados ​​por ciclone extratropical e frente fria que atingiram a região em 12 de julho de 2023. O Ministério Público acatou a explicação da Vale e arquivou o caso. No entanto, o Instituto Guaicuy entrará com recurso, anexando novas imagens, vídeos e gravações de áudio recebidas após novas denúncias no último domingo (20), quando uma nuvem de poeira cobriu parte do distrito.

Camila Bento, coordenadora da equipe de Direitos e Participação Social da ATI Antônio Pereira, acrescenta que Guaicuy está tomando todas as medidas necessárias para apresentar as informações prestadas pelos afetados ao Ministério Público, solicitando a reabertura e continuidade da investigação do caso. Outra abordagem do Instituto é a colaboração com órgãos públicos relevantes, especialmente aqueles relacionados à saúde e aos direitos das pessoas afetadas. A Barragem do Doutor está atualmente em processo de descomissionamento, mas a poluição excessiva por poeira tem afetado os moradores desde que a barragem entrou em operação. O problema foi agravado pelas obras de descomissionamento iniciadas em 2020. A população de Pereira exige medidas de mitigação para evitar que novas nuvens de poeira envolvam o distrito.

O problema se agrava no segundo semestre. Nos últimos três anos, os moradores afirmam um aumento desses resíduos. As casas são cobertas por uma espessa camada de pó fino, cinza e brilhante, diferente do habitual pó de terra vermelha comum em várias partes de Minas Gerais durante a estação seca, o que agrava o problema.