Pular para o conteúdo

UFOP divulga registros de atendimentos e reforça estratégias de acolhimento

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Após os impactos da pandemia, instituições de ensino superior se mobilizam para oferecer suporte emocional e melhorar a qualidade de vida dos alunos.

O número de solicitações de atendimento no âmbito da saúde mental tem crescido nas instituições federais de ensino superior, especialmente após a pandemia. A informação é da pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) em exercício, Sabrina Magalhães Rocha, que acrescenta que o tema vem sendo debatido em diversos fóruns e tem ajudado na “implementação de estratégias para aprimorar o acolhimento emocional”. 
               A UFOP disponibiliza atendimento nos campus da Universidade e encaminha estudantes para a rede municipal de saúde. Além disso, uma vez que as estratégias de cuidado e acolhimento não devem se constituir apenas no campo médico, são promovidas também ações institucionais de escuta, acolhimento e promoção da qualidade de vida, de forma individual e coletiva. Entre essas ações estão os projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Incentivo à Diversidade de Convivência (Pidic) 2023 com temática de saúde mental: Grupo de Cuidado e Acolhimento dos Estudantes da UFOP (Abrace); Autocuidado; Yoga para Todos UFOP; Sarau Cultural do ICHS; Forró de Ouro; e Aerodance: dança para todos. 
               Por meio da Prace, a UFOP contabilizou os atendimentos registrados até o momento no 1º semestre de 2023 (janeiro a junho), apresentados na tabela abaixo:   
Campus Ouro Preto
Orientação Estudantil e Moradias Institucionais: 
– Profissionais: 2 psicólogos e 1 pedagoga
– Foco: acolhimento, acompanhamento da trajetória acadêmica e das vivências nas moradias estudantis
Atendimentos individuais: 672
Atendimentos em grupo: 512
Total de atendimentos: 1184
Psicologia de Portas Abertas:
– Profissionais: 2 psicólogos
– Foco: acolhimento e acompanhamento breve
Atendimentos individuais: 745
Total de atendimentos: 745
Campus Mariana
– Profissionais: 2 psicólogas
– Foco: acolhimento, acompanhamento breve, acompanhamento da trajetória acadêmica e das vivências nas moradias estudantis
Atendimentos individuais: 468
Atendimentos coletivos: 57

Total de atendimentos: 525
            Para este segundo semestre letivo, a UFOP vem traçando estratégias de fortalecimento das políticas de acolhimento, com foco na saúde e bem-estar, em articulação entre Prace, Proex e DCI. Segundo a pró-reitora em exercício da Prace, as ações vão se somar às já desenvolvidas, objetivando a promoção da qualidade de vida individual e coletiva.