Pular para o conteúdo

Inscrições para vagas em creches municipais inicia no dia 1º de agosto

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O atendimento em creche será destinado a crianças com idade entre 6 meses completos até 3 anos e 11 meses de idade.

A Secretaria Municipal de Educação de Mariana anunciou recentemente o regulamento dos procedimentos para inscrições e matrículas de crianças em creches municipais.

As novas regras visam aprimorar o processo de ingresso das crianças no município de Mariana em unidades educacionais e creches, garantindo maior transparência e priorizando o atendimento às famílias em situações de vulnerabilidade e necessidade.

O atendimento em creche será destinado a crianças com idade entre 6 meses completos até 3 anos e 11 meses de idade. A organização das turmas será feita considerando a idade das crianças e data corte de 31 de março. As turmas serão divididas em Berçário I, Berçário II, Maternal I e Maternal II, de acordo com as idades das crianças.

O horário de atendimento das creches da Rede Municipal de Mariana será das 7h00min às 16h00min, de segunda a sexta-feira, oferecendo opções de período parcial (manhã ou tarde) ou período integral (manhã e tarde).

A definição das vagas em creches municipais será feita pela Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com os diretores escolares, levando em consideração a capacidade de atendimento de cada unidade. O quantitativo de vagas para o ano de 2024 será publicado após o processo de transferência e matrículas, que foi automático entre os Centros Municipais de Educação Infantil e escolas, durante o período de 01 a 30 de setembro de 2023.

As inscrições para as vagas em creches seguirão um cronograma dividido em várias etapas. A primeira etapa será de inscrições e análise de documentos, com prazo de 01 a 31 de agosto de 2023, podendo ser realizada presencialmente no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ou escola que oferece turmas de creche. Os pais e/ou responsáveis legais devem escolher apenas um CMEI ou escola mais próximo do seu endereço para realizar a inscrição, sendo proibido fazer cadastro em mais de uma creche.

A classificação das crianças para as vagas disponíveis nas creches municipais obedecerá a critérios que priorizam crianças com deficiência com laudo médico, crianças em situação de vulnerabilidade social e com menor renda familiar per capita. Também serão considerados como mães adolescentes matriculadas no ensino público, filhos de trabalhadores com vínculo empregatício e local de residência dos pais ou responsáveis pela criança.

Os pais ou responsáveis terão o prazo de 7 dias para efetivar a matrícula após a convocação, e a desistência da vaga implicará em remanejamento para o final da lista de classificação.

As novas medidas buscam assegurar o acesso igualitário e justo às vagas nas creches municipais, bem como atender às necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade, proporcionando um ambiente adequado para o desenvolvimento e a educação das crianças no município de Mariana.

Relação das Creches Municipais:

  • CMEI Espaço Cuidar e Educar – Endereço: Rua Antônio Alves, s/nº, São Cristóvão, Mariana – MG; Telefone: 3558-2840
  • CMEI Casinha de Nazaré – Endereço: Rua Mons. Horta, 51, Rosário, Mariana – MG; Telefone: 3558-2762
  • CMEI Casinha de Nazaré (Anexo 2 – Espaço Novo) – Endereço: Rua Wenceslau Brás, nn, Centro, Mariana – MG Referência: ao lado do Conselho Tutelar; Telefone: 3558-2762
  • CMEI Danielle Cristina Mendes da Silva – Endereço: R. do Calvário, 303, distrito de Passagem de Mariana, Mariana – MG; Telefone: 3557-5352
  • CMEI Santo Antônio – Endereço: Rua Projetada, Santo Antônio, Mariana – MG; Telefone: 3558-1710
  • CMEI Tia Elza – Endereço: Rua Astolino Barbosa nº 73, Vale Verde, Mariana – MG; Telefone: 3557-4420
  • CMEI Santa Rita de Cássia – Endereço: Rua Barroca nº150, Santa Rita de Cássia, Mariana – MG; Telefone: 3558-2160
  • EM Prefeito Jadir Macedo – Endereço: Rua Santo Antônio, s/nº, distrito de Monsenhor Horta, Mariana – MG; Telefone: 3557-7017
  • EM Aníbal de Freitas – Endereço: R. Firmino Ulhôa, distrito de Cachoeira do Brumado, Mariana – MG, 35424-000; Telefone: 3556-1019
  • EM Cônego Paulo Diláscio – Endereço: Rua Ouro nº 200, Morro Santana, Mariana, Mariana – MG; Telefone: 3558-5445
  • EM Geraldo Timóteo de Oliveira – Endereço: Rua Beira Linha, s/nº, Antiga Estação, distrito de Bandeirantes, Mariana – MG; Telefone: 3556-4213

Os pais ou responsáveis terão a oportunidade de realizar a inscrição de seus filhos durante o período estabelecido e serão informados das datas e prazos para a classificação e matrícula, garantindo assim o acesso às vagas nas creches municipais para o ano de 2024.