Pular para o conteúdo

Falece Dom Geraldo Lyrio: Uma vida de dedicação à fé e amor ao próximo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O Arcebispo Emérito de Mariana, morreu aos 81 anos, deixando um legado de dedicação à Igreja e ao povo.

Nascido em Fundão (ES) em 14 de março de 1942, Dom Geraldo entrou para a vida religiosa muito cedo, ingressando no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória (ES). Sua formação acadêmica também incluiu cursos em Filosofia na Faculdade Dom Bosco – São João Del Rei (MG) e estudos em Roma, onde obteve o Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino e especialização em Liturgia pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo.

Sua ordenação como presbítero aconteceu em 15 de agosto de 1967, na cidade natal de Fundão, e desde então, acompanhou-se incansavelmente ao serviço da Igreja Católica. Em 14 de março de 1984, foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II, assumindo sua ordenação episcopal em 31 de maio do mesmo ano em Vitória (ES). Ao longo de sua carreira, exerceu funções importantes, sendo Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Vitória (1984-1990), primeiro bispo da Diocese de Colatina (1990-2002) e primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista (2002-2007). Além disso, foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2007-2011), o que demonstrou sua fidelidade e influência dentro da Igreja no país.

Sua dedicação e comprometimento foram reconhecidos, e no dia 23 de junho de 2007, ele tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Mariana, onde serviu até sua renúncia em virtude da idade em 2017, quando completou 75 anos. A partir desse momento, tornou-se Arcebispo Emérito, mas sua influência e sabedoria continuaram a ser apreciadas e valorizadas.

Infelizmente, a madrugada de 26 de julho de 2023 foi marcada por uma triste notícia para toda a comunidade católica. Enquanto estava em missão junto ao clero da Diocese de Altamira (PA), para a orientação do Retiro Espiritual daquele presbitério, Dom Geraldo sofreu uma queda que resultou em uma fratura. Após complicações, às 00h15 de quarta-feira, o amado Arcebispo Emérito faleceu santamente em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Dom Geraldo Lyrio Rocha deixa um legado imensurável para a Igreja e para toda a sociedade, sendo uma figura respeitada e admirada por todos aqueles que tiveram a honra de cruzar seu caminho.

Que sua alma descanse em paz, e que suas obras e ensinamentos concederam vivos nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecer sua grandeza espiritual. Nossa gratidão por toda sua dedicação e amor ao próximo, e que a luz divina o acompanhe em sua jornada eterna. Descanse em paz, Dom Geraldo Lyrio Rocha.