Pular para o conteúdo

Batalha das Gerais volta a agitar Mariana após três anos de pausa

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A competição enfrentou desafios ao longo do tempo, especialmente com a chegada da pandemia da Covid-19 e outros obstáculos.

A cidade de Mariana reviveu na última sexta-feira (14) uma das disputas culturais mais queridas da região: a “Batalha das Gerais”. Depois de quase três anos de hiato, a competição de rimas e rap voltou a agitar a cena noturna marianense durante o “Festival de Inverno – Mariana 327 anos”. O local escolhido para o retorno triunfal dos rappers foi a icônica escadaria da Igreja São Francisco de Assis, onde a Batalha tem suas raízes desde seu início.

A “Batalha das Gerais” teve sua primeira edição em 2015, organizada por jovens de Mariana e estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ela surgiu como uma forma de ocupação dos espaços públicos da cidade, além de ser uma iniciativa para democratizar a cultura e oferecer uma plataforma de expressão para os talentos locais.

No entanto, a competição enfrentou desafios ao longo do tempo, especialmente com a chegada da pandemia da Covid-19 e outros obstáculos. Mas com o apoio da Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer, esse coletivo cultural pôde voltar a atuar e brilhar na Praça Minas Gerais. O local ficou repleto de energia e talento, à medida que os artistas locais mostravam suas habilidades em rimas e músicas.

Além do retorno emocionante da “Batalha das Gerais”, o evento contornou com um pocket show de dois artistas locais, Caio Kinte e Young $teve King, que trouxeram mais música e emoção à Praça MG. Caio Kinte destacou a importância desse retorno para a juventude marianense: “A importância do retorno da Batalha das Gerais se reflete nos rostos dos jovens presentes na Praça MG. É muito raro ver um evento cultural da periferia utilizando o espaço público com o aval municipal. A BDG e demais movimentos do Hip Hop têm uma força gigante na esperança da juventude marianense.

O “Festival de Inverno – Mariana 327 anos” continua movimentando a cidade até o dia 30 de julho, oferecendo uma extensa programação cultural para todos os públicos. Com apresentações, shows musicais, retretas de bandas e oficinas artísticas, o evento é uma celebração do talento local e da rica cultura da região. O ressurgimento da “Batalha das Gerais” mostra a força e o valor do movimento artístico em Mariana, tornando-se um verdadeiro símbolo de apoio e incentivo à cultura e expressão dos talentos da cidade.