Pular para o conteúdo

Cerimônia do “Dia de Minas Gerais” é realizada em Mariana sem presença do Governador

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A cerimônia em Mariana foi realizada com a devida solenidade, reforçando a importância histórica da cidade para o estado de Minas Gerais.

No último final de semana, Mariana celebrou a cerimônia do “Dia do Estado de Minas Gerais” em comemoração ao aniversário da cidade, que completou 327 anos. Essa data é especialmente marcante, pois é quando a capital mineira simbolicamente transfere-se para Mariana, relembrando a importância histórica do município como primeira capital, primeira vila, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais.

Desde 1979, por meio da sanção da Lei Estadual nº 7.561, pelo então Governador Francelino Pereira, o Governo do Estado instala-se na Primaz de Minas em 16 de julho de cada ano. Nessa ocasião, realiza-se a tradicional cerimônia alusiva ao “Dia do Estado de Minas Gerais”, ressaltando os séculos de história que marcam a região.

No entanto, neste ano, a cerimônia ocorreu sem a presença do atual Governador, Romeu Zema, ou algum representante do governo. A redação do Jornal Ponto Final questionou a Prefeitura de Mariana sobre a ausência do Governador, e a resposta assegurou que tanto o convite quanto a justificativa para a ausência foram encaminhados com antecedência. De acordo com a formalização feita pelo e-mail do Estado, o Governador Romeu Zema não pôde comparecer à cerimônia devido a compromissos assumidos anteriormente.

Por sua vez, o Governo do Estado não respondeu aos questionamentos enviados pelo Jornal Ponto Final. Entretanto, em suas redes sociais, o mesmo publicou vídeos em família na data da realização do evento.

Apesar da ausência do Governador, a cerimônia em Mariana foi realizada com a devida solenidade, reforçando a importância histórica da cidade para o estado de Minas Gerais. O “Dia do Estado” é uma oportunidade para resgatar e preservar as raízes do estado, valorizando sua rica história e os marcos fundamentais que fizeram de Mariana uma cidade pioneira e representativa na construção do estado mineiro.