Pular para o conteúdo

Mariana, a joia esquecida de Minas Gerais…

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Ah, Mariana, cidade de uma história rica e grandiosa! Fundada nas margens de um ribeirão abençoado com ouro, você se tornou o berço de Minas Gerais, a primeira vila, cidade e capital deste estado tão encantador. Durante séculos, você brilhou como uma das maiores produtoras de ouro, abastecendo os cofres distantes de Lisboa com suas riquezas reluzentes.

No entanto, à medida que o tempo passa, parece que sua glória foi gradativamente apagada. Seu nome já não ressoa com a mesma grandiosidade de outrora. Seu potencial econômico, embora ainda relevante, agora se perde entre os demais municípios de Minas Gerais. Você, Mariana, outrora rainha da produção de ouro, agora encontra-se em um papel coadjuvante nesse enredo. E, ironicamente, a cidade rainha é agora conhecida como a cidade da lama. Quanta ingratidão para com suas contribuições passadas!

Mas não podemos deixar de mencionar o seu povo, Mariana. Ah, os marianenses, com sua simpatia e suas reuniões calorosas! Essa terra é abençoada com uma população de pessoas boas, que mantém viva a essência de Minas Gerais.

Portanto, Mariana, embora possamos brincar com o seu destino e lamentar sua posição atual, não podemos negar a importância fundamental que você teve na formação de Minas Gerais. Você foi o ponto de partida, sua história, por mais esquecida que possa parecer, está intrinsecamente entrelaçada com as raízes do nosso estado.

Enquanto seguimos em frente, em um mundo que parece valorizar apenas o novo e o reluzente, é crucial que nos lembremos de você, Mariana. Você pode não brilhar com a mesma intensidade de tempos passados, mas sua história está gravada nas pedras e nos corações daqueles que ainda encontram encanto em suas antigas ruas e tesouros escondidos.

Parabéns, Mariana, terra de uma história rica, de pessoas boas e de reuniões calorosas na cozinha. Que você sempre mantenha viva a sua essência, mesmo que o brilho do ouro tenha se dissipado e a lama da barragem tenha apagado. Você é uma parte fundamental do tecido que compõe a maravilhosa tapeçaria chamada Minas Gerais.