Pular para o conteúdo

Casos de COVID-19 em pacientes vacinados são observados em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A vacinação reduz a gravidade dos sintomas, diminui a transmissibilidade, reduz as chances de hospitalização e de internação em UTI.

No último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Mariana no dia 11, foram registrados dois casos de COVID-19 no município que resultaram em internações nos últimos 30 dias. É importante ressaltar que ambos os casos apresentavam esquemas vacinais completos de proteção contra o vírus.

Entramos em contato com o Secretário de Saúde, Jonathan Chaves, para obter mais informações sobre esses casos. Segundo o secretário, outros fatores determinantes contribuíram para a evolução dos quadros clínicos dos pacientes e ambos já estão fora de perigo. Um dos pacientes recebeu alta no dia 9 de junho sem complicações, enquanto o outro teve um quadro mais complexo devido a um AVC e foi transferido para a Santa Casa de Ouro Preto. O secretário mencionou que o agravamento do quadro foi de natureza neurológica e não relacionado diretamente à COVID-19.

É válido ressaltar que é possível contrair o vírus mesmo após completar o esquema vacinal. As vacinas não agem diretamente no vírus, mas fortalecem o organismo do imunizado, tornando-o mais preparado para combater uma possível infecção ou reinfecção. A vacinação reduz a gravidade dos sintomas, diminui a transmissibilidade, reduz as chances de hospitalização e de internação em UTI. É por isso que, mesmo com o número de casos ainda aumentando, houve uma diminuição no número de mortes após o início da vacinação da população adulta.

Pessoas vacinadas apresentam menor risco de complicações graves, menor duração da doença e menor probabilidade de sequelas cardiovasculares, respiratórias e neurológicas irreversíveis. As vacinas, portanto, não são uma solução definitiva para o vírus, mas são uma opção que oferece mais segurança para a população.

As doses de reforço são importantes para combater novas variantes, como a Ômicron e a Delta. Quanto mais pessoas forem vacinadas, menor será a gravidade dos casos e menor será a transmissibilidade do vírus. Com menos circulação do vírus e uma população mais imunizada, há menos chances de surgirem novas variantes. Portanto, indivíduos que receberam apenas uma dose da vacina estão mais suscetíveis a desenvolver casos mais graves da doença, o que pode levar a hospitalizações, internações em UTI e até mesmo óbitos.

OS casos de COVID-19 em pacientes vacinados observados em Mariana reforçam a importância da imunização, pois mesmo que ocorram infecções, os efeitos da doença tendem a ser mais leves e menos prejudiciais à saúde. A vacinação continua sendo uma ferramenta crucial na luta contra a propagação do vírus e suas variantes, reduzindo a gravidade dos casos e protegendo a população como um todo.