Pular para o conteúdo

Arraiá Vila do Carmo arrecadará fundos para o Projeto Esportivo em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O Projeto Vila do Carmo promove a inclusão social e apoio aos atletas de futsal e vôlei.

No próximo dia 22, será realizado o Arraiá Vila do Carmo com o objetivo de arrecadar fundos para o Projeto Vila do Carmo. A iniciativa surgiu a partir da atleta Saelly, que inicialmente havia sugerido montar uma barraca em uma quadrilha da cidade, mas a ideia evoluiu para a criação de uma quadrilha em nome do Vila. O evento acontecerá na Praça dos Ferroviários, das 16h às 22h, e contará com barracas de comidas típicas, além de atrações como Negão do Piseiro, Deejay Gael Silva, Tropa da 021 e John Michael, e apresentação das atletas.

O Projeto Vila do Carmo, presente em Mariana desde 2013, foi fundado por Matheus Gomes com o objetivo de apoiar e incentivar as atletas femininas. Na época, o futsal feminino era uma novidade na região, e o projeto surgiu como uma resposta à necessidade de oferecer oportunidades para essas jovens.

Com proposta de iniciação esportiva nas modalidades de futsal e vôlei, o Projeto Vila do Carmo proporciona aos atletas a oportunidade de se desenvolverem e, para aqueles que desejam seguir uma carreira profissional, oferece a possibilidade de participarem de seletivas em equipes de alto rendimento. Além do aspecto esportivo, o projeto promove valores éticos e morais, incentivando a cooperação, amizade e desenvolvimento educacional, psicossocial e de saúde dos participantes.

Entre os objetivos do projeto, destacam-se a prática recreativa e competitiva do futsal e vôlei, a promoção do lazer e integração social, o despertar da consciência crítica das atletas, o desenvolvimento de uma consciência participativa, cooperativa e solidária, a promoção da sociabilidade e amadurecimento emocional e psicomotor, e o aprendizado de valores como saber ganhar, saber perder, repartir, organizar, liderar, persistir e ser responsável.

Segundo Matheus Gomes, o Projeto Vila do Carmo também busca empoderar os atletas, mostrando que o espaço público também lhes pertence e incentivando a prática esportiva. O projeto tem como premissa a inclusão social, permitindo a participação de atletas de todas as origens, raças, religiões, identidades de gênero, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, diferentes classes sociais e espectro autista.

Além dos treinamentos esportivos, o Projeto Vila do Carmo promove confraternizações, bazares, bingos e outras atividades para arrecadar fundos e proporcionar diversão e integração entre os atletas. Para participar do time, é exigido compromisso, respeito e dedicação. O projeto conta com as categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20.

O fundador do projeto destaca histórias inspiradas de atletas que foram positivamente impactadas pelo Projeto Vila do Carmo, como a ascensão de Karol, que hoje joga no América MG de Belo Horizonte, após passar por uma seletiva. Ao longo dos 10 anos, várias meninas já passaram pelo projeto e encontraram oportunidades e crescimento pessoal.

O apoio dos munícipes ao projeto é fundamental, contando com o suporte de vereadores como Preto do Mercado, Juliano Duarte e Admar, além de comerciantes locais e pais das atletas, que acompanham de perto o progresso de suas filhas. A comunidade do bairro Vila Maquiné, a Secretaria de Desportos e a diretoria da Escola Dom Silvério também são parceiros essenciais, cedendo espaços e colaborando com a iniciativa.

Apesar dos desafios, como o preconceito ainda apresentado e a necessidade de recursos para a manutenção do projeto, o Projeto Vila do Carmo busca superar essas barreiras em prol da qualidade e do crescimento das atletas. As pessoas podem contribuir com materiais esportivos, incentivar como atletas e estabelecer parcerias que beneficiam ambas as partes.

Para conhecer e acompanhar as atividades do Projeto Vila do Carmo, basta acessar o Instagram @viladocarmo e a página do Facebook Vila do Carmo EC. Para mais informações e parcerias possíveis, o contato pode ser feito pelo WhatsApp no número 31 9 99365378.