O ano de 2023 tem sido desafiador para a Vale (VALE3), uma das maiores empresas de mineração do Brasil, que enfrentou uma perda de aproximadamente um quarto de seu valor no mercado de ações. Esse desempenho negativo teve um impacto significativo no índice Ibovespa, que poderia ter alcançado a marca de 131 mil pontos, mas estagnou nos atuais 118 mil pontos, de acordo com análise da XP Investimentos.
Em resposta a essa tendência, as empresas de investimento Órama e Warren optaram por remover a Vale de suas seleções semanais de ações no início de julho. Em vez disso, apostaram em “small caps”, empresas com potencial de crescimento acelerado.
A queda nas ações da Vale foi influenciada principalmente pela economia chinesa, que apresentou estagnação no último ano devido à política de “covid zero” adotada para controlar a pandemia. Embora houvesse expectativas de aumento da demanda chinesa por minério de ferro após o fim dessa política em 2022, a recuperação econômica da China vem perdendo força, especialmente no setor de infraestrutura.
Por outro lado, o Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores brasileira, teve uma queda de 0,75% na última semana, mas fechou o mês de junho com um aumento de 9%. No primeiro semestre, o índice teve uma alta de 7,61%.
Bancos, corretoras e casas de análise estão buscando investimentos em empresas cujos ativos podem se valorizar com a possível queda na taxa de juros, prevista para o próximo mês. Empresas do setor de tecnologia, como a Locaweb (LWSA3), estão no radar dessas instituições, assim como o setor de construção, representado por empresas como EZTec (EZTC3) e Cury (CURY3). Essas empresas também são favorecidas pelo novo programa Minha Casa Minha Vida, voltado para habitação popular.
As trocas de ações têm sido diversas entre as carteiras de investimentos de empresas como BB Investimentos, Órama, Mirae Asset, Mycap e Warren, com destaque para a entrada das ações da Locaweb, EZTec, Bradesco e Banco Inter.