Pular para o conteúdo

Consulta Pública esclarece a Lei Paulo Gustavo e repasses ao setor cultural de Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A cidade receberá um montante de 555 mil reais, cujo valor é calculado levando em consideração o tamanho da cidade e o número de habitantes.

No último sábado (1º), o Centro de Convenções de Mariana foi palco de uma Consulta Pública dedicada a abordar a Lei Paulo Gustavo e os valores repassados pelo Governo Federal ao município. A iniciativa teve como objetivo esclarecer para a população marianense como a legislação de 2022 pode beneficiar o setor cultural, duramente impactado pela pandemia da Covid-19. A Lei prevê o repasse de 3,8 bilhões de reais para estados e municípios de todo o país.

Carla Lisboa, consultora especializada na Lei Paulo Gustavo em Mariana, esteve presente no evento e recebeu informações sobre o repasse destinado à cidade. Segundo ela, Mariana receberá um montante de 555 mil reais, cujo valor é calculado levando em consideração o tamanho da cidade e o número de habitantes. Carla também explicou como esses recursos serão distribuídos, abrangendo áreas como produções audiovisuais, criação ou reforma de salas de cinema, formação, qualificação e difusão cultural.

A classe artística marianense marcou presença no evento, tendo a oportunidade de esclarecer suas dúvidas diretamente com a consultora. Além disso, os artistas puderam fazer pedidos e sugestões à Secretaria de Cultura de Mariana, fortalecendo o diálogo entre os envolvidos.

Lu Trevisan, produtora e roteirista da Produtora Dragão Fantástico, enfatizou a importância da Consulta Pública e da Lei Paulo Gustavo para o município. “Eu acho que esse momento é muito importante, acho que os artistas têm que ter voz! A Lei Paulo Gustavo vem como um incentivo de buscar recursos adicionais para os artistas”, afirmou.

No decorrer do evento, também foi apresentada a comissão responsável pela execução da Lei e o Plano de Trabalho, que será subordinada à Plataforma Transferegov para pedidos ou repasse dos recursos. A Consulta Pública representou um passo significativo para a promoção da cultura e o fortalecimento do setor artístico em Mariana, estimulando o envolvimento da população e garantindo a participação ativa dos artistas locais no processo de implementação da Lei Paulo Gustavo.