O projeto “WebCINETV: criação em linguagem audiovisual afirmativa, experimental e de formação humanística” da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está promovendo o concurso “Chamada de Escritas Criativas: Histórias para Cinema”. O concurso está aberto a pessoas de todas as idades, residentes na Região dos Inconfidentes ou não. Candidatos menores de 18 anos devem apresentar uma autorização assinada pelos responsáveis.
As inscrições estão abertas até o dia 20 de julho. Os interessados em participar devem enviar um texto com três a seis páginas, contendo uma sinopse ou argumento criativo e original de ficção, através do formulário disponível no link bit.ly/44duUdn. As histórias devem valorizar a cultura, os cenários e as características da população de Mariana e Ouro Preto.
O concurso premiará os três primeiros colocados, com o primeiro prêmio no valor de R$ 100, o segundo prêmio de R$ 70 e o terceiro prêmio sendo uma diária de lazer com um acompanhante no Esporte Clube Marianense, em Mariana. A avaliação dos textos será realizada pela equipe da WebCINETV, composta pelo coordenador do projeto, Adriano Medeiros, professor do Departamento de Jornalismo da UFOP, pelo técnico do Laboratório de Criação e Produção Audiovisual, Anderson Medeiros, e pelos bolsistas e voluntários.
As histórias premiadas poderão servir de base para a produção de roteiros originais para filmes de ficção e curtas-metragens a serem produzidos pela WebCINETV. O resultado do concurso será divulgado no dia 15 de agosto pelo site audiovisual.ufop.br. Os três primeiros colocados serão contatados por e-mail ou telefone para receberem suas premiações. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato através do e-mail webcinetvufop@gmail.com.
O projeto conta com o apoio do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic/Prace) e tem como objetivo formar um núcleo de produção que realizará programas experimentais em linguagem audiovisual, incluindo diferentes vozes e ideias, para estimular ações afirmativas. A iniciativa engloba experiências educativas, jornalísticas, artísticas, culturais, de entretenimento, esportivas e divulgação científica. O conteúdo desenvolvido pelo projeto pode ser acessado no YouTube e no site do projeto.