A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou a entrega da nova Lavanderia, que foi construída do zero em toda a sua estrutura, trazendo mais qualidade e agilidade aos processos de lavagem, secagem e passagem de roupas.
Os antigos equipamentos da lavanderia já não estavam em condições de operar com eficiência diante da demanda de trabalho exigida. Por isso, a nova lavanderia foi projetada com maquinários de última geração, garantindo maior rendimento e desempenho. Euzeli Rodrigues, que trabalha há dez anos na lavanderia, compartilhou sua satisfação com as melhorias: “Eu faço de tudo, lavo, passo, seco, dobro e guardo, todo esse processo eu faço. Para mim vai ser muito bom, as novas máquinas são maiores e automáticas e isso faz render muito mais nosso trabalho”, afirmou.
Para a construção da nova lavanderia e a aquisição do maquinário adequado, foi investido um valor total de 509 mil reais. O espaço agora conta com uma lavadora de roupas de 30kg, uma secadora de 30kg e uma centrífuga de 30kg. Além disso, a lavanderia foi realocada para um local mais adequado, otimizando o trabalho realizado e garantindo um melhor cuidado com os idosos. O antigo cômodo da lavanderia será transformado em dois leitos comuns e dois leitos de enfermaria, contribuindo ainda mais para o atendimento e acolhimento dos residentes.
Durante o evento de entrega, Teresa Santos, Assistente Social e Diretora do Lar Comunitário, expressou sua gratidão a todos os envolvidos no processo: “Essa nova etapa que o lar passa a ter agora, com a capacidade aumentada, vai gerar outros frutos, que a gente pretende melhorar no Acolhimento Institucional dos idosos. Hoje, o Lar é referência na região, e isso é mérito das parcerias realizadas com a Prefeitura, de forma justa, e de atendimento ao idoso em situação vulnerável”, destacou emocionada.
O Lar Comunitário Santa Maria foi fundado em 1992 e, após cinco anos, foi realocado para um novo endereço, visando melhor atender os idosos socialmente vulnerabilizados. Foi nesse mesmo ano que a lavanderia começou a funcionar. Atualmente, o Lar atua em parceria com todos os serviços públicos do município, buscando proteger, garantir e defender os direitos das pessoas idosas. A instituição oferece cuidados e atenção à saúde dos residentes