Pular para o conteúdo

Febre maculosa: 2 pessoas morreram e 9 casos foram confirmados em MG

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Ações de prevenção são aguardadas para divulgação, o tratamento rápido é “fundamental” para a eliminação da bactéria.

Minas Gerais é um estado endêmico para a febre maculosa, isto significa que a doença é comum ao estado e pode ocorrer durante todo o ano. Nos períodos mais secos, meses de abril a outubro, os casos da doença tendem a aumentar, por isso é de fundamental importância intensificar as ações de vigilância do agravo e os cuidados preventivos. O estado já registrou duas mortes por febre maculosa em 2023. Até o dia 6 de junho, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nove casos foram confirmados — 28% a mais do que no mesmo período do ano passado. A preocupação em torno das complicações provocadas pela doença acontece após a morte de duas pessoas e um quarto em investigação.

Os diagnósticos positivos para a doença no primeiro semestre de 2023 — até 6 de junho — tiveram alta de 28,5% quando comparados com o ano passado. “Em 2023, até o momento, foram registrados nove casos confirmados de febre maculosa, dos quais dois evoluíram a óbito. Em 2022, no mesmo período, foram confirmados sete casos no Estado, num total de 27 naquele ano”, informou a SES-MG. Seis mortes foram contabilizadas.

O tratamento rápido é “fundamental”, a internação ocorre geralmente para que o paciente seja tratado com antibiótico visando a eliminação da bactéria. Ao contrário de outras doenças, como a dengue e as respiratórias, a doença não tem uma época propícia. Entramos em contato com a Prefeitura de Mariana na intenção de informar sobre ações realizadas no município para prevenir, mas até o fechamento desta edição não obtivemos resposta. Confira abaixo as perguntas enviadas ao Executivo.

  1. Quais são as orientações e medidas preventivas que estão sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Mariana em relação à febre maculosa?
  2. O município de Mariana está realizando visitas técnicas nas regiões rurais para orientações e investigação epidemiológica da febre maculosa?
  3. Existe uma busca ativa de casos suspeitos da doença em Mariana? Como essa busca está sendo realizada?
  4. A Secretaria Municipal de Saúde emitiu alguma Nota Técnica para orientar as medidas preventivas e de controle da febre maculosa em Mariana? Quais são as principais recomendações contidas nessa nota?
  5. Quais são as ações em andamento para ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde em Mariana sobre a febre maculosa? Quais são os treinamentos, capacitações ou alertas emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde?
  6. O município de Mariana tem adotado alguma estratégia de vigilância epidemiológica específica para identificar casos da febre maculosa? Quais são os procedimentos de investigação utilizados?
  7. Existe um canal de comunicação ou órgão responsável onde a população de Mariana pode obter informações atualizadas sobre a febre maculosa e as ações em andamento?
  8. Quais são os desafios enfrentados pelo município de Mariana na prevenção e controle da febre maculosa? Como esses desafios estão sendo abordados?
  9. Além das ações mencionadas, existem outras medidas preventivas ou de conscientização sendo implementadas em Mariana para combater a febre maculosa?