Pular para o conteúdo

Dia mundial do orgulho autista é criado para promove informação

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Aceitar e compreender o transtorno é um passo importante para promover uma sociedade inclusiva.

O Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, tem como objetivo promover a conscientização e disseminar informações sobre o transtorno do espectro autista. O diagnóstico precoce desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e no acesso ao tratamento adequado ao longo da vida.

É importante ressaltar que o suporte para lidar com o autismo não se limita apenas àqueles que recebem o diagnóstico. Não são apenas as crianças, adolescentes e adultos autistas que necessitam de apoio, mas também os pais. É evidente que a maneira como nos comportamos afeta diretamente o comportamento deles, portanto, é crucial que estejamos bem para transmitir isso a eles.

Debater o tema e combater o preconceito são objetivos essenciais na celebração dessa data. É fundamental divulgar as necessidades específicas das pessoas autistas para garantir seus direitos. Os pais conscientes desejam que a sociedade também reconheça as necessidades específicas de seus filhos em diversos contextos, como na escola, no mercado, no shopping, em viagens, transporte público e em todos os lugares em que eles tenham acesso, tornando-os verdadeiramente acessíveis.

Embora o diagnóstico geralmente seja feito na infância, o autismo não se restringe a essa fase da vida. Aceitar e compreender o transtorno é um passo importante para promover uma sociedade inclusiva, onde as pessoas autistas sejam respeitadas e tenham suas necessidades atendidas em todos os estágios da vida. O Dia Mundial do Orgulho Autista nos convida a refletir, aprender e agir em prol da igualdade e da inclusão.

Para saber sobre as ações de conscientização e leis municipais, a redação do Jornal Ponto Final entrou em contato com a Prefeitura de Mariana para solicitar esclarecimentos sobre as leis municipais e direitos dos autistas. Confira a seguir as perguntas realizadas. Até o fechamento não houve retorno.

  • Quais são as ações específicas de direitos estabelecidos aos autistas no município atualmente?
  • Como o diagnóstico precoce do autismo está sendo incentivado e implementado no município?
  • Quais são as medidas tomadas para garantir o tratamento adequado e contínuo às pessoas com autismo ao longo de suas vidas?
  • Como as escolas do município estão sendo orientadas e preparadas para atender às necessidades dos alunos autistas?
  • Quais são as políticas e práticas em vigor nos atendimentos terapêuticos pelo SUS para pessoas com autismo no município?
  • Existem leis específicas que regem a inclusão e o tratamento de pessoas com autismo em estabelecimentos privados no município? Se sim, como essas leis estão sendo aplicadas e monitoradas?
  • Quais são os programas de conscientização e capacitação oferecidos aos profissionais que lidam com pessoas com autismo no município?
  • Como é feito o acompanhamento e a avaliação do progresso das ações implementadas em relação aos direitos dos autistas no município?
  • Quais são os desafios enfrentados na implementação dessas ações e como estão sendo abordados?
  • Existe algum canal de comunicação ou órgão responsável onde a comunidade pode obter informações atualizadas sobre as ações e direitos dos autistas no município?