Pular para o conteúdo

Igreja de São Francisco de Assis se prepara para reabertura após 15 anos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Em março de 2009, a Igreja de São Francisco foi lacrada pela Justiça devido às preocupações levantadas pelo (Iphan).

Após quase 15 anos de portas fechadas, a imponente e histórica Igreja de São Francisco de Assis, localizada na Praça Minas Gerais, está prestes a ser reaberta. Com sua construção iniciada em 1763, essa joia arquitetônica é um marco religioso, social e artístico não apenas da cidade, mas de todo o estado de Minas Gerais. Projetada por Antônio Francisco Lisboa, o renomado Aleijadinho, e adornada com pinturas de Manuel da Costa Ataíde, dois dos mais importantes artistas do período colonial brasileiro, a igreja representa a magnitude e a riqueza histórica da região.

Mariana vivia o ápice de sua história no momento em que a construção da Igreja de São Francisco teve início. Isso explica a grandiosidade e detalhamento da estrutura, que conta com elementos ornamentais como púlpitos, retábulo-mor, lavabo e teto da capela-mor. Peças de ouro também foram incorporadas, ressaltando ainda mais a opulência do templo. O legado artístico de Aleijadinho e Costa Ataíde adiciona um valor único à igreja, que se destaca como um tesouro cultural.

Em março de 2009, a Igreja de São Francisco foi lacrada pela Justiça devido às preocupações levantadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O órgão alegou que a estrutura estava em risco de desabar sobre os fiéis, exigindo reparos urgentes. A Ordem Terceira de São Francisco, proprietária do imóvel na época, e a Prefeitura Municipal, que recebeu o imóvel em comodato, foram notificadas sobre a necessidade de intervenções.

Agora, após quase 15 anos de inacessibilidade e temores de que o templo se tornasse uma mera ruína, a reabertura da Igreja de São Francisco é aguardada com grande expectativa. A administração do local será novamente assumida pela Arquidiocese de Mariana, visando sua preservação e manutenção adequadas. Além disso, o casarão adjacente à igreja será transformado no Museu de Mariana, sob a gestão do Instituto Cultural Aurum, que já é responsável pelo Museu Boulieu em Ouro Preto.

A data exata para a reabertura da igreja ainda é indefinida, uma vez que está condicionada à agenda da Ministra da Cultura, Margareth Menezes. O novo Secretário de Cultura, Cristiano Vilas Boas, informou em suas redes sociais que a ministra estará presente no evento.