Pular para o conteúdo

Festival de Inverno UFOP 2023 adota novo formato e valoriza diversidade cultural

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A nova configuração reflete na valorização da diversidade cultural e na responsabilidade em promover ações que contribuam para a formação de uma sociedade mais inclusiva e plural.

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) anunciou uma nova configuração para o seu tradicional Festival de Inverno, que ocorrerá entre os dias 15 e 30 de julho. Essa mudança vem de encontro ao Plano de Cultura da UFOP, aprovado no ano de 2022, e busca potencializar as produções culturais e artísticas da comunidade acadêmica, mesmo diante das restrições orçamentárias enfrentadas pelas universidades nos últimos anos.

Através do edital de prospecção do Festival, foram recebidas mais de 80 propostas de ações e atividades, demonstrando a dimensão e a relevância da produção cultural da UFOP. Essas propostas refletem o compromisso da universidade em valorizar os coletivos culturais e abordar temáticas relacionadas à diversidade, como gênero, LGBTQIAPN+, povos originários, quilombolas e movimentos feministas, antirracistas e anticapacitistas. Essas pautas são consideradas urgentes e essenciais para a formação cidadã e a promoção da educação para a diversidade.

Com o intuito de reforçar o compromisso da UFOP em fortalecer o campo cultural e artístico nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, os organizadores do Festival de Inverno UFOP 2023 publicaram uma carta à comunidade, explicando a nova proposta do evento. Nessa carta, eles destacam a importância de fomentar e apoiar artistas e produções de qualidade, mesmo com os recursos limitados disponíveis.

A nova configuração do Festival de Inverno UFOP 2023 reflete não apenas a valorização da diversidade cultural, mas também a responsabilidade da universidade em promover ações que contribuam para a formação de uma sociedade mais inclusiva e plural. A expectativa é que o evento proporcione um ambiente enriquecedor para artistas e público, estimulando o diálogo, a reflexão e a valorização das expressões culturais presentes na região.

O Festival de Inverno UFOP é um dos eventos mais aguardados na região, reunindo artistas, estudantes e a comunidade em geral. Com essa nova proposta, a UFOP busca fortalecer ainda mais a conexão entre a universidade e a sociedade, promovendo o acesso à cultura e estimulando a produção artística local. A expectativa é que o Festival de Inverno UFOP 2023 seja um marco de criatividade, diversidade e engajamento cultural.