Pular para o conteúdo

Feriado de Corpus Christi é celebrado com muita fé em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O feriado é celebrado obrigatoriamente em uma quinta-feira, exatamente 60 dias após a Páscoa, em simbolismo à Última Ceia.

No dia 8 de junho, Mariana foi palco de uma celebração especial do feriado católico de Corpus Christi. O evento, que homenageia o sacramento da eucaristia, reuniu fiéis e turistas em uma programação repleta de fé e tradição. A data, instituída pela Igreja no século XIII, é uma expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, revelando seu significado central: uma homenagem à eucaristia. O feriado é celebrado obrigatoriamente em uma quinta-feira, exatamente 60 dias após a Páscoa, em simbolismo à Última Ceia.

Os fiéis tiveram a oportunidade de celebrar o Corpo de Cristo em duas missas realizadas na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, também conhecida como Catedral da Sé. As missas, ministradas às 07h e 10h, foram momentos de profunda devoção e espiritualidade. Regina Alchieri, que participou da missa na Catedral, expressou sua gratidão, dizendo: “O corpo de Cristo significa, para mim, tudo, porque eu amo Jesus! A missa foi maravilhosa.”

Durante a manhã, a população teve a oportunidade de participar da produção dos tradicionais tapetes, uma tradição iniciada no século XVIII. A tapeçaria, feita de serragem, ocupou as ruas Direita, Josafá Macedo e Praça Juscelino Kubitschek. A Associação Marianense de Artistas Plásticos, responsável pela confecção dos tapetes desde 2012, destacou a importância dessas obras para a cultura local e para a manutenção da religiosidade tão presente na cidade.

No período da tarde, a Praça dos Ferroviários foi o ponto de encontro para mais uma missa, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José Dos Santos. A cerimônia foi seguida por uma emocionante procissão, que contou com a participação de todas as paróquias da cidade e teve como destino a Praça da Sé, onde foi realizada a benção final. O feriado de Corpus Christi foi marcado por momentos de devoção, arte e manifestações de fé, ressaltando a importância da eucaristia na vida dos fiéis e a tradição cultural da cidade.