Pular para o conteúdo

Prefeitura de Mariana promove simpósio para conscientização sobre doença celíaca

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A doença celíaca é uma condição autoimune que provoca uma reação exagerada ao glúten, proteína presente em alguns alimentos.

No mês de maio, a Prefeitura de Mariana, em parceria com a Bem Viver Sem Glúten, realizou um importante simpósio com o tema “Já passou da hora de levar a sério a doença celíaca”. O evento foi organizado em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca, celebrado em 16 de maio, com o objetivo de desmitificar conceitos e conscientizar a população sobre os riscos à saúde e os hábitos diários relacionados à doença.

O simpósio contou com uma programação completa e a participação de renomados profissionais da área, incluindo Kethleen Formigon Gomes, responsável pela exibição do documentário “Não Contém Glúten”; Fernando Valério, especialista em gastroenterologia e nutrologia, abordando o tema central do evento; Gláucia Hübner Gonçalves, nutricionista e fitoterapeuta funcional, falando sobre alimentação saudável sem glúten; e Aline Moreira de Lima, cirurgiã dentista especializada em odontologia integrativa, destacando a importância do olhar profissional além dos dentes.

O simpósio obteve a participação de 84 pessoas e mais de 200 visualizações na transmissão em vídeo. A iniciativa foi de extrema relevância para sensibilizar a população e os profissionais de saúde sobre a doença celíaca. A fundadora da Bem Viver Sem Glúten e cirurgiã dentista, Aline Moreira de Lima, deixou uma dica para os celíacos, enfatizando a importância de organizar marmitas e lanches congelados para o dia a dia, especialmente para aqueles que têm uma rotina fora de casa. A doença celíaca é uma condição autoimune que provoca uma reação exagerada ao glúten, proteína presente em alimentos como trigo, cevada, centeio e seus derivados. Geralmente, surge na infância, entre seis meses e cinco anos, mas também pode se manifestar durante a vida adulta, acarretando diversos sintomas e complicações. Os sintomas podem incluir diarreia, dor abdominal, inchaço na barriga, problemas intestinais, falta de apetite, osteoporose, anemia, perda de peso e desnutrição.

O diagnóstico da doença celíaca é realizado por meio de exame clínico e biópsia feita por endoscopia. A dieta isenta de glúten é fundamental para o bem-estar do celíaco, pois não existe medicamento para tratar a condição. A contaminação por manipulação, ambiente ou uso de maquinário durante a produção de alimentos deve ser levada em consideração, já que a exposição contínua ao glúten pode desencadear outras doenças e aumentar a predisposição ao câncer no sistema gastrointestinal.

É essencial que os profissionais de saúde estejam atentos à doença celíaca e promovam o diagnóstico adequado, eliminando barreiras e fornecendo o suporte necessário aos pacientes.