Pular para o conteúdo

Mariana vacina mais de 500 pessoas no último final de semana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A divulgação do cronograma de vacinação é feita semanalmente nas redes oficiais da Prefeitura de Mariana, garantindo que a população esteja devidamente informada.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no último sábado dia 27, uma grande ação de vacinação, imunizando um total de 530 pessoas na faixa etária de 30 a 39 anos. A campanha abrangeu a imunização contra Influenza, Meningite C e Covid-19, e ocorreu em diversos pontos estratégicos da cidade, incluindo a UBS Santo Antônio, Cabanas e a Central de Imunização. Além disso, grupos específicos foram atendidos nos distritos de Bandeirantes, Monsenhor Horta e Padre Viegas.

Isabela Lara, Coordenadora da Central de Imunização ressaltou a importância dessa iniciativa. “No sábado, oferecemos vacinas contra Meningite C, Influenza e o Reforço de Covid-19 com a Vacina Bivalente para o público de 30 a 39 anos. Foi uma ação de grande relevância e aproveitamento tanto na sede quanto nos distritos. É fundamental que a população fique atenta ao cronograma de vacinação, ressaltando que as vacinas são seguras e eficazes na proteção contra as doenças”, afirmou.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe. Devido às constantes mutações do vírus, é necessário receber a vacina anualmente. Além disso, é importante adotar medidas de precaução, como cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitar tocar nas mucosas dos olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos pessoais, como talheres, copos e garrafas, e manter os ambientes bem ventilados.

A vacina bivalente oferece proteção contra múltiplas variantes da Covid-19, incluindo a cepa original, ômicron e as variantes BA 4 e BA 5. Essa nova vacina começou a ser administrada em todo o Brasil a partir de 27 de fevereiro, seguindo uma convocação inicial para grupos prioritários.

A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus ou bactérias. A medida mais eficaz de prevenção é a vacina Meningocócica ACWY, que protege contra as infecções causadas pelas bactérias meningococos dos tipos A, C, W e Y. Por isso, a Secretaria de Saúde destaca a importância da imunização contra essa doença.

A divulgação do cronograma de vacinação é feita semanalmente nas redes oficiais da Prefeitura de Mariana, garantindo que a população esteja devidamente informada sobre as datas e locais de imunização. É essencial que todos acompanhem essas informações e compareçam às unidades de vacinação para garantir a proteção contra essas doenças. A vacinação é um ato de cuidado individual e coletivo, contribuindo para a saúde e bem-estar de toda a comunidade.