Pular para o conteúdo

Educação Inclusiva: Escolas Municipais oferecem atendimento especializado à alunos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Com 126 profissionais nessa função, o monitor auxilia o aluno na execução das atividades, oferecendo suporte individual.

No segmento de Educação Inclusiva, a Rede Municipal de Educação do Município de Mariana está transformando a vida de alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades. Através do Atendimento Educacional Especializado (AE), estratégias são elaboradas para promover a inclusão no processo de ensino e aprendizado, desenvolvendo habilidades específicas dos estudantes.

Com um total de 180 alunos beneficiados, o Município de Mariana vem se destacando nessa modalidade educacional. Os segmentos do Atendimento Educacional Especializado incluem a Sala de Recursos, onde alunos com deficiência, TGD ou altas habilidades realizam atividades complementares ou suplementares ao horário regular das aulas. Na Sala de Recursos, os alunos têm a oportunidade de fortalecer habilidades como memória, atenção e concentração. Além disso, são oferecidos estímulos precoces e trabalhos na área sensorial para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço conta com sete salas e onze professores, que dedicam entre 50 minutos e 2 horas semanais aos atendimentos, realizados no contraturno das aulas.

É importante ressaltar que os professores da Sala de Recursos trabalham em colaboração com os docentes do ensino regular e pedagogos do contraturno, visando orientá-los sobre as melhores formas de ensinar e atender às necessidades educacionais dos alunos incluídos. O objetivo é proporcionar uma estrutura de trabalho completa tanto na Sala de Recursos quanto nas salas de aula regulares. No ambiente da Sala de Recursos, os alunos desenvolvem jogos e atividades que exercitam a memória, a coordenação motora e o raciocínio lógico. Além disso, é utilizado o sistema de comunicação alternativa, baseado em representações visuais, cores, ícones e pictogramas, para auxiliar na comunicação de estudantes com paralisia cerebral e autistas não verbais.

Outro segmento importante da Educação Inclusiva é o apoio individualizado. O município adotou o cargo de monitor de educação especial, responsável por acompanhar um aluno por turno escolar. Com 126 profissionais nessa função, o monitor auxilia o aluno na execução das atividades, oferecendo suporte individual, aplicando rotinas e gerenciando momentos de crises.

No caso de alunos com altas habilidades, o processo educacional é suplementar, ou seja, é necessário aumentar o nível de desafio, considerando o processamento cerebral desses estudantes. Especialistas explicam que, para alguns alunos, o hiperfoco em determinados assuntos é comum, como dinossauros, letras, números ou áreas de interesse específicas. Essa tendência faz com que esses alunos adquiram um conhecimento aprofundado sobre o tema de seu interesse, enquanto outros assuntos podem ficar em segundo plano.