Pular para o conteúdo

Semana do Meio Ambiente 2023, será promovida com o tema: “Soluções para a poluição plástica”

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O evento busca a conscientização sobre os impactos negativos causados pelo plástico e encontrar formas de reduzir o seu uso e descarte inadequado.

Mariana se prepara para sediar a Semana do Meio Ambiente 2023, uma iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Com o tema “Soluções para a poluição plástica”, o evento busca conscientizar a população sobre os impactos negativos causados pelo plástico e encontrar formas de reduzir o seu uso e descarte inadequado.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, serve como um lembrete global da importância de preservar e proteger o nosso planeta. Instituído em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas, esse dia especial tem como objetivo ampliar a conscientização sobre as ações humanas que prejudicam o meio ambiente e promover discussões sobre medidas sustentáveis ao longo do ano.

Durante cinco dias, Mariana será palco de diversas atividades e eventos relacionados à Semana do Meio Ambiente. Tanto a cidade quanto os distritos receberão movimentos socioeducativos voltados para crianças e toda a comunidade. Serão abordadas soluções concretas para combater a poluição plástica, um problema ambiental de extrema relevância.

Data: 02/06 (sexta- feira)

08:00 Caminhada e piquenique até a fazenda Catapreta

Local: Distrito de Santa Rita Durão 

Público: Alunos do Ensino Fundamental II

09:30 Retorno na praça de Santa Rita, em frente à escola, rua de lazer, oficinas, contação de história e esquete teatral 

Público: Alunos do Ensino Fundamental I: Apoio RENOVA; VALE e Equipe SEMMADS

04/06 (DOMINGO) 

10h às 16h: Oficina de manejo de resíduos (reutilização de materiais); Intervenção teatral sobre o tema meio ambiente com a palhaça Jojoba; Palestra com representante da CAMAR sobre coleta seletiva e a presença de um Gari para falar sobre a coleta de resíduos e cuidados necessários com o acondicionamento de resíduos, Oficinas com os quatro elementos da natureza (Terra, Ar, Fogo, Água); Bate-papo com comunidades distritais para falar sobre coleta seletiva e disposição de resíduos.

Local: Praça Gomes Freire (Jardim): Apoio: RENOVA e Equipe SEMMADS

05/06 (SEGUNDA-FEIRA)

08h: Oficina de gastronomia (reaproveitamento de alimentos);Oficina de Compostagem; Projeto “Vem Plantar” com plantio de sementes de alimentos na horta da escola. 

Local: Escola Morro de Santana 

Público: Alunos do Ensino Fundamental I

13h: Oficina de gastronomia (reaproveitamento de alimentos); Oficina de Compostagem; Projeto “Vem Plantar” com plantio de sementes de alimentos na horta da escola. 

Local: Escola Morro de Santana; Público: Alunos do Ensino Fundamental II

05/06 (SEGUNDA-FEIRA)

09h às11h: Blitz Educativa, com distribuição de material informativo sobre preservação, sacolinhas (lixocar) e sementes

Local: Porta do Centro de Convenções: Apoio: RENOVA; Equipe SEMMADS e Guarda Ambiental/ Municipal e VIX logística

06/06 (TERÇA-FEIRA)

Local: Escola Municipal Wilson Pimenta 

Público: Alunos do Ensino Fundamental l

08h: Esquete teatral duelo entre mosquitão do bem x Mosquitão do mal

Público: Alunos do Ensino Fundamental l

13h:Esquete teatral duelo entre o mosquitão do bem x mosquitão do mal: Apoio: RENOVA, equipe SEMMADS 

07/06 (QUARTA-FEIRA)

14h Visita ao Aterro Sanitário

Público: Alunos da Faculdade de Filosofia Dom Luciano Mendes.

Temas: A importância da destinação consciente de resíduos para preservação ambiental; A ampliação da vida útil do aterro sanitário, geração de emprego e renda (coleta seletiva); Valorização e reconhecimento do catador como um agente da preservação ambiental.