Pular para o conteúdo

Projeto Família Acolhedora busca ampliar acolhimento de crianças em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As crianças e adolescentes acolhidos possuem a oportunidade de receber um lar temporário, mas que pode mudar sua vida para sempre.

A equipe do Jornal Ponto Final teve a oportunidade de conversar com a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Mariana, Daniely Alves, para obter mais informações sobre o projeto Família Acolhedora. Durante a entrevista, a secretária revelou que, atualmente, apenas uma família está cadastrada no programa e está acolhendo uma criança. No entanto, várias crianças já participaram do projeto em períodos anteriores.

Com o objetivo de ampliar o número de famílias participantes e oferecer apoio a um maior número de crianças em situação de vulnerabilidade, o programa intensificou as ações de divulgação no município. O Família Acolhedora tem como propósito proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias por decisão judicial, devido a situações de risco e violação grave de direitos.

A secretária enfatizou que as crianças encaminhadas para a Família Acolhedora são aquelas que se encontram em unidades de acolhimento e tiveram o poder familiar destituído pela justiça. Essas crianças precisam de um lar temporário onde possam receber cuidado e apoio, enquanto aguardam a possibilidade de retorno à família de origem em condições adequadas ou, se necessário, a opção de adoção também é considerada.

Através do contato com a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, torna-se evidente a importância de aumentar o número de famílias cadastradas no programa Família Acolhedora. Essas famílias desempenham um papel essencial no acolhimento e na promoção do bem-estar de crianças e adolescentes que enfrentam momentos difíceis em suas vidas.

Se você tem interesse em fazer a diferença e está apto a cumprir os pré-requisitos necessários para se tornar uma família acolhedora, você pode preencher o formulário de inscrição disponível no site da Prefeitura de Mariana (www.mariana.mg.gov.br) ou na sede do serviço. A equipe responsável pelo Família Acolhedora avaliará as condições ideais para o acolhimento saudável e seguro, garantindo o acompanhamento adequado das crianças e adolescentes acolhidos.

Em um mundo onde cada ação solidária pode ter um impacto duradouro na vida de uma criança, o projeto Família Acolhedora representa uma oportunidade real de oferecer um lar temporário que pode mudar o futuro desses jovens. Seja uma família acolhedora e faça a diferença na vida de uma criança em Mariana.

Para obter mais informações sobre o Família Acolhedora, entre em contato através dos seguintes canais:

• Whatsapp: (31) 99674-5133

• E-mail: familiaacolhedoramariana@mariana.mg.gov.br

• Endereço: Rua Dois de Outubro, s/n, Bairro Vila Maquiné – Mariana (MG)