Pular para o conteúdo

Projeto de Intercâmbio Cultural aproxima escolas do Programa Tempo Integral em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Troca de cartas promove habilidades de escrita, leitura e conhecimento mútuo entre alunos.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Educação, lançou o Projeto Intercâmbio Cultural, uma iniciativa que visa fortalecer os laços entre as escolas do Programa Tempo Integral. O projeto consiste na troca de cartas entre os alunos das 15 escolas que oferecem essa modalidade de ensino, estimulando o desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura e percepção do ambiente em que vivem, além de promover a troca de conhecimentos entre os estudantes.

Nas cartas, os alunos têm a oportunidade de compartilhar experiências sobre suas vidas, revelando detalhes sobre onde vivem, espaços que frequentam e suas atividades favoritas. A coordenadora local da Escola Municipal Bento Rodrigues, Maria de Fátima Ferreira, destaca a importância dessa atividade ao acompanhar a experiência de leitura. Ela ressalta: “O intercâmbio tem proporcionado aos nossos alunos a interação por meio dos relatos das escolas. Essa dinâmica permitiu que eles se conhecessem nas histórias de seus colegas e, ao mesmo tempo, compartilhassem suas próprias experiências. Esse projeto tem contribuído e estimulado a escrita, um processo fundamental para a alfabetização dos nossos alunos”.

Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de ler as cartas enviadas pelas escolas dos distritos de Campinas e Barro Branco e também irão confeccionar suas próprias cartas para responder aos remetentes. Em uma delas, a aluna Bárbara Aparecida relata um pouco sobre sua vida: “Olá, meu nome é Bárbara! Eu estudo na Escola Municipal de Campinas. Estou no 3º ano e minha professora se chama Janaína. Eu gosto de pular corda e brincar na barraca. Aqui em Campinas temos quadra e igreja. Minha casa fica longe da escola. Gostaria que viesse me visitar. Um beijo!”.

Em outra carta, o aluno Yuri da Costa também compartilha informações sobre o local onde vive e suas preferências: “Campinas tem cachoeira, rio e córrego. Temos pastagem e plantações. É muito bom morar aqui! Venha um dia nos visitar. Espero sua visita aqui na escola! Com carinho, Yuri”.

Essa iniciativa promove não apenas a troca de correspondências, mas também a conexão entre os estudantes, estimulando a empatia, a curiosidade e a ampliação dos horizontes culturais de cada um. O Projeto Intercâmbio Cultural demonstra o compromisso da Prefeitura de Mariana em oferecer uma educação integral e enriquecedora para seus alunos, valorizando o aprendizado além das salas de aula.