Na tarde de quarta-feira (24), a Delegacia de Mariana, em ação conjunta com a 239ª Cia da PMMG e a Guarda Municipal, cumpriu mandados de busca e apreensão em dois endereços conhecidos pelo intenso comércio e uso de entorpecentes. Os locais, situados no bairro São Sebastião (Vila do Sapo), eram popularmente conhecidos como a “Cracolândia de Mariana”.
O trabalho é resultado de várias semanas de monitoramento e incursões no local, visando reunir provas consistentes. Após levantamentos e a instauração de inquérito, foram obtidos mandados judiciais para a obtenção de maiores evidências.
No local, o intenso movimento de usuários e o método utilizado pelos traficantes de lançar entorpecentes do terraço, envoltos em papéis, ou descer por meio de canos PVC, demonstram o tratamento desumano e a deterioração a que chegaram os usuários. O endereço já foi alvo de incursões em várias oportunidades. No entanto, desta vez, com a condução de duas responsáveis pelo tráfico, espera-se a possibilidade de cessar o ponto de uso e comércio de drogas ilícitas.
Durante a operação, foram apreendidas aproximadamente 48 pedras de crack, 3 balanças de precisão, 1 papelote de cocaína e 1 bucha de maconha. Duas mulheres, uma de 47 anos e outra de 18 anos, foram presas.
Participaram das ações o delegado titular, Dr. Cristiano Castelucci Arantes, e os investigadores Welington Ferrarez Machado, Francisco César de Oliveira, Vanderlei Aparecido de Arruda e Helder Pereira Jaques. Além disso, contou-se com a presença de 6 policiais militares da 239ª Cia da PM e 7 guardas municipais da GMC de Mariana.