Pular para o conteúdo

Minas Gerais: Campanha alerta sobre os riscos do uso do cigarro eletrônico

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Embora a comercialização, a importação e a propaganda sejam proibidas no Brasil, produto tem sido cada vez mais consumido por jovens.

Na semana do Dia Mundial sem Tabaco, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou a campanha “O Uso do Cigarro Eletrônico” com o objetivo de conscientizar a população e estimular os serviços de saúde a promoverem ações de prevenção contra a iniciação e a experimentação do uso de novas formas de consumo de tabaco, como o cigarro eletrônico, também conhecido como “vape”.

Embora a comercialização, importação e propaganda desses produtos sejam proibidas no Brasil desde 2009 pela Resolução nº 46 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), eles continuam sendo vendidos ilegalmente pela internet, no comércio formal e informal, ou podem ser adquiridos no exterior para uso pessoal.

De acordo com Nayara Resende Pena, da Coordenação de Programas de Promoção da Saúde e Controle do Tabagismo da SES-MG, apesar de ser proibido no país, o cigarro eletrônico tem sido consumido em Minas Gerais, principalmente entre os jovens. A campanha tem como foco divulgar amplamente os riscos associados ao uso desse produto e promover ações de prevenção ao tabagismo, especialmente nas proximidades das escolas. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) de 2019, em Belo Horizonte, 15% dos estudantes experimentaram seu primeiro cigarro com 13 anos ou menos.

Um dos pontos abordados na campanha é a sensibilização dos comerciantes em relação às normas para o comércio desses produtos, como a proibição de venda para menores, a proibição da comercialização do cigarro eletrônico no país e a obrigatoriedade de inclusão das advertências da Anvisa nos produtos de tabaco, entre outras medidas regulatórias.

Além disso, a SES-MG e entidades parceiras estão ministrando um curso de capacitação sobre legislação e fiscalização do controle do tabaco para profissionais das vigilâncias sanitárias de Minas Gerais, nos dias 23 e 24/5, a fim de fortalecer a fiscalização desses produtos e conter o seu acesso pelos jovens.

Como parte da programação, o Inca e a Vigilância Sanitária de Belo Horizonte realizarão uma pesquisa nos dias 25 e 26/5 sobre os pontos de venda de produtos de tabaco nas proximidades de uma escola estadual na região Centro-Sul da capital, com o objetivo de coletar informações sobre a comercialização desses produtos nessa região.