Pular para o conteúdo

Comunidade do Bento se mobiliza pela preservação da Capela do distrito

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A capela, que resistiu à tragédia em 2015 e permaneceu de pé em meio à devastação causada pelo rompimento da barragem.

Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG) que foi duramente afetado pelo rompimento da Barragem de Fundão em 2015, enfrenta mais um desafio: a preservação da Capela Nossa Senhora das Mercês, um importante patrimônio histórico, cultural e artístico para a região. Com o apoio da Assessoria Técnica Independente – Cáritas Brasileira, a Comissão de Atingidos de Bento Rodrigues está organizando um ato de conscientização e mobilização, que ocorrerá no dia 27 de maio de 2023, sábado, às 15 horas.

A capela, que resistiu à tragédia e permaneceu de pé em meio à devastação causada pelo rompimento da barragem, encontra-se em estado precário. A cada semana, os membros da comunidade de Bento Rodrigues se deparam com mais pedaços no chão e um aumento no estado de deterioração do local. Mônica Santos, atingida de Bento Rodrigues e integrante da Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF), ressalta a importância da intervenção imediata: “Pedimos a intervenção antes que ela caia”.

O Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado em 2016, previa a restauração dos templos religiosos, incluindo a Capela Nossa Senhora das Mercês, como parte das medidas de preservação da memória histórica, cultural e artística. No entanto, o descumprimento do acordo por parte da Fundação Renova, responsável pelos programas de reparação, tem sido evidente.

Antes do desastre, a própria comunidade era responsável pela manutenção básica das capelas, utilizando recursos provenientes do dízimo. Após o rompimento da barragem, a autonomia sobre o uso e a preservação desses locais foi perdida, resultando no agravamento do estado de deterioração. Atualmente, as capelas representam testemunhas do desastre, enquanto a estrutura social e cultural da região ainda se recupera dos impactos.

A mobilização tem como objetivo chamar a atenção das autoridades responsáveis e da Fundação Renova para a urgência de iniciar as obras de intervenção e restauração da capela. A preservação desse patrimônio histórico é essencial para a comunidade de Bento Rodrigues e para toda a região, representando não apenas a importância cultural, mas também a esperança de reconstrução e fortalecimento das tradições locais. O ato religioso acontecerá no dia 27 de maio de 2023, sábado, às 15 horas, em Bento Rodrigues.