Pular para o conteúdo

Prefeitura de Mariana orienta sobre os cuidados contra a Hepatite B

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A vacina contra a Hepatite B está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser aplicada em quatro doses.

Pensando na saúde dos homens no município de Mariana, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma ação contra a Hepatite B na última semana. A doença, causada por um vírus sexualmente transmissível, foi o foco da iniciativa, que aconteceu na Casa Azul – Centro de Referência de Saúde do Homem, e teve como objetivo promover a saúde e o bem-estar.

A Hepatite B é uma das cinco variantes da hepatite e, muitas vezes, não apresenta sintomas, sendo diagnosticada anos após a infecção. A principal forma de prevenção é a vacinação, e durante a ação, foram disponibilizadas vacinas para os usuários com 14 anos ou mais. Além disso, foram fornecidas orientações sobre prevenção, tratamento, atualização dos cartões de vacinação e realização de testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A médica Milena Goulart, clínica geral da Casa Azul, ressaltou a importância da vacinação e dos testes de ISTs: “é de extrema importância que as pessoas se vacinem e realizem os testes para detecção de IST´s.”.

Quais são os sintomas da Hepatite B? De acordo com o Ministério da Saúde, a doença muitas vezes é diagnosticada décadas após a infecção, com sinais relacionados a outras doenças do fígado, como cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal e icterícia (pele e olhos amarelados). Esses sintomas geralmente se manifestam apenas em estágios mais avançados da doença. Portanto, a testagem rápida é uma forma importante de detecção e pode ser solicitada pelos pacientes nas Unidades Básicas de Atendimento.

Como prevenir a Hepatite B? A vacina contra a Hepatite B está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser aplicada em quatro doses: ao nascer, aos dois, quatro e seis meses de idade. Para adultos, são necessárias três doses. Para a população imunodeprimida, é necessário avaliar a necessidade de esquemas especiais com doses ajustadas, disponibilizadas nos Centros de Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Além da vacinação, é extremamente importante o uso de preservativos durante as relações sexuais, uma vez que a Hepatite B é transmitida sexualmente. Também é fundamental evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dentes, materiais de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagens e colocação de piercings.