Pular para o conteúdo

Fiscalização para uso indevido de vagas preferenciais é intensificado em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Diante do crescente número de condutores que têm ocupado essas vagas, a Guarda Municipal está aplicando multas no valor de R$293,47, além de sete pontos na CNH.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Segurança Pública, destaca a importância do respeito às vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência no município. Diante do crescente número de condutores que têm ocupado indevidamente essas vagas, a Guarda Civil Municipal está aplicando multas gravíssimas no valor de R$293,47, além de sete pontos na CNH. A fiscalização é realizada por meio do uso de dispositivos móveis.

Para fazer uso das vagas preferenciais, é necessário que o usuário possua o cartão de identificação da pessoa com deficiência ou a carteira que comprove a idade. Caso o veículo estacionado não possua a devida identificação, será aplicada uma medida administrativa com a remoção do veículo.

Vagas para idosos: As vagas preferenciais para idosos são destinadas a pessoas com mais de 60 anos de idade. O Estatuto do Idoso e a Resolução do CONTRAN nº 303/08 garantem esse direito em todo o território nacional.

Vagas para pessoas com deficiência:

  1. Pessoas com deficiência física ambulatória nos membros inferiores, ou seja, aquelas que, devido a limitações físicas nas pernas e/ou pés, têm dificuldade de caminhar;
  2. Pessoas com deficiência física ambulatória autônoma, decorrente de incapacidade mental;
  3. Pessoas com mobilidade reduzida temporária, ou seja, aquelas que, por algum motivo, como cirurgia, encontram-se temporariamente com graves dificuldades de locomoção.

Para emitir o cartão de identificação da pessoa com deficiência ou do idoso, os interessados devem comparecer à Secretaria Municipal de Segurança Pública, localizada na Praça Gomes Freire, 220, Centro, das 8h às 17h. É necessário apresentar comprovante de residência, documento pessoal com foto e laudo médico (no caso de deficiência), manifestando o interesse em realizar o cadastro.

A ação visa garantir o direito de acesso e uso adequado das vagas preferenciais, proporcionando mais comodidade e segurança para os idosos e pessoas com deficiência. É fundamental que os motoristas respeitem essas vagas, contribuindo para uma cidade mais inclusiva e consciente.