Pular para o conteúdo

Escultor marianense, Hélio Petrus exibe sua arte no Palácio das Artes

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As obras do artista marianenses expostas no Palácio das Artes em Belo Horizonte, foram exibidas pelo Jornal Nacional no último sábado (13)

O renomado artista plástico, Hélio Petrus, está celebrando seu 80º aniversário. Conhecido por suas obras que refletem o estilo neobarroco, conquistou reconhecimento como um dos principais escultores brasileiros, com mais de cinco mil peças produzidas ao longo de sua carreira, ele é reverenciado por sua habilidade em transformar a madeira em arte. Completando 80 anos de vida e 55 de trajetória artística, ele ganha sua primeira exposição na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes,

Nascido em Felipe dos Santos, no interior de Minas e criado em Mariana, Hélio Petrus encontrou sua inspiração nas obras do mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Ao passear pelas ruas da cidade, que se assemelha a um museu a céu aberto, é possível contemplar a grandiosidade do estilo barroco nas fachadas das igrejas centenárias. Essa rica herança artística despertou em Hélio o interesse em esculpir e entalhar a madeira do cedro, criando arte sacra semelhante às obras de Aleijadinho.

“Da observação e contemplação das obras do Aleijadinho, surgiu em mim um grande interesse e um desejo genuíno de criar algo semelhante”, relata o artista. Sua dedicação e talento o levaram a se tornar uma referência do estilo neobarroco no Brasil. As mais de cinco mil peças produzidas por Hélio Petrus agora adornam as igrejas de Mariana, perpetuando sua contribuição artística.

Tamanho é o acervo do artista que sua própria casa aqui em Mariana, se tornou uma galeria de arte. Os visitantes têm a oportunidade de apreciar mais de cinco décadas de trabalho, obras de arte que continuam a conquistar espaços nobres. Um exemplo é a exposição no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, que conta com 32 peças. Destaca-se entre elas a representação da Santa Ceia, esculpida em madeira encerada, com mais de dois metros de largura e altura. Os detalhes de luz, sombra, curvas e contornos encantam admiradores, incluindo o famoso padre Fábio de Melo, que possui uma coleção de peças na capela pessoal. “Hélio tem uma relevância enorme dentro do patrimônio cultural histórico brasileiro. É um homem que possui uma profunda experiência com Deus, e essa transcendência se manifesta em sua arte”, conta o padre Fábio de Melo, admirador e defensor do trabalho do escultor.

Com seu estilo único e influenciado pelo legado do mestre Aleijadinho, Hélio Petrus constrói um legado artístico marcante, enriquecendo o patrimônio cultural brasileiro e emocionando aqueles que contemplam suas obras. No auge de seus 80 anos, ele continua a ser uma fonte de inspiração para os amantes da arte sacra e para todos aqueles que valorizam a riqueza cultural de Minas Gerais.