Pular para o conteúdo

Dois casos suspeitos de chikungunya são investigados em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O diagnóstico é feito através de exames de sangue e o tratamento é baseado no alívio dos sintomas, como o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

A chikungunya é uma doença viral transmitida pelo mosquito aedes aegypti e Aedes albopictus, que também transmite a dengue e o zika vírus. Tem como principais sintomas febre alta, dor nas articulações, dores de cabeça, náuseas, vômitos e manchas na pele. Apesar de não ser fatal, os sintomas podem durar semanas e, em alguns casos, meses.
Em Mariana, segundo o Secretário de Saúde, Jonathan Chaves, não há casos confirmados, mas o município aguarda o resultado de casos que estão sendo investigados e enfatiza que não há pessoas internadas. “Não temos casos confirmados. O setor de epidemiologia notificou dois casos suspeitos de Chikungunya e um caso de Zika, dos quais estamos aguardando o resultado do exame da FUNED, laboratório de referência para diagnóstico das doenças. Não temos caso suspeito de chikungunya internado”.
No boletim divulgado pelo estado consta dois casos confirmados de chikungunya em Mariana. Jonathan explicou que esses casos foram atendidos em outro município. “Entretanto no boletim do Estado estamos com dois casos confirmados de Chikungunya, devido ao fornecimento do endereço do município durante o atendimento em outra cidade”.
A prevenção é a melhor forma de evitar a chikungunya, e ela pode ser feita adotando medidas simples, como o uso de repelentes, o uso de roupas compridas e claras, a colocação de telas nas janelas e portas, além da eliminação de água parada que possa servir de criadouro para os mosquitos.
Além disso, é importante ficar atento aos sintomas e procurar um médico caso eles apareçam. O diagnóstico é feito através de exames de sangue e o tratamento é baseado no alívio dos sintomas, como o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
A Secretaria de Saúde de Mariana, segundo Jonathan, está preparada para enfrentar a chikungunya e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus. “A Secretaria de Saúde vem trabalhando incansavelmente nas ações de enfrentamento com objetivo de reduzir a proliferação do aedes aegypity, evitando assim que ocorra a circulação da chikungunya e demais arboviroses. Todo tratamento das arboviroses seguem fluxo de atendimento do Ministério da Saúde”, finalizou o secretário