Mariana tem enfrentado nos últimos meses um aumento significativo no trânsito, causando transtornos para motoristas e pedestres. O fluxo de veículos tem sido intenso em horários de pico, causando congestionamentos e atrasos na locomoção.
A situação é ainda mais crítica nas áreas centrais da cidade, onde o tráfego é mais intenso e as ruas são estreitas. Muitos motoristas enfrentam dificuldades para estacionar, o que agrava ainda mais a situação.
Os moradores locais reclamam da falta de planejamento do trânsito na cidade, com poucas opções de vias alternativas e falta de sinalização adequada. Além disso, a falta de fiscalização por parte das autoridades locais contribui para o aumento do número de veículos nas ruas assim como os sinais ainda sem funcionamento que dificultam ainda mais a organização dos veículos.
Em contato com a Secretária de Segurança Pública, Marta Guido, a redação do Jornal Ponto Final, pontuou algumas insatisfações recebidas da população marianense, como por exemplo os sinais no centro que foram instalados e ainda estão sem funcionamento assim como o trânsito intenso na subida do Rosário. Marta explicou que a número aumentado de veículos na cidade é fator relevante para o fluxo intenso. “O aumento de veículos em Mariana influencia diretamente na fluidez do trânsito”. Sobre o plano de ação para resolver o problema em horários de pico, a secretária afirmou que ações serão tomadas na tentativa de melhoria no trânsito e que irá conceder uma entrevista para anunciar algumas medidas que serão implementadas pelo DEMUTRAN.