Pular para o conteúdo

Requerimento propõe parceria com Bombeiros Voluntários para manutenção de ambulância

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Conhecido como Adão Bombeiro, começou em 2010 quando fazia parte do quadro do SAMU e desde então possui papel fundamental em ocorrências na cidade.

O requerimento 161/2023, de autoria do vereador Juliano Duarte, foi apresentado na Câmara Municipal na última Reunião Ordinária da Câmara (28). Trata-se da possibilidade de parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários para a manutenção da ambulância que atualmente encontra-se parada por falta de manutenção adequada. O objetivo da proposta é buscar apoio financeiro ou estender aos bombeiros a utilização de contrato já existente na prefeitura.

Atualmente, muitas cidades contam com Corpos de Bombeiros Voluntários, que são formados por cidadãos que se dedicam ao trabalho voluntário em prol da segurança da população. Essas organizações muitas vezes contam com recursos limitados, o que torna essas parcerias com a prefeitura e outras entidades públicas muito importantes para o desempenho de suas atividades e do bom funcionamento das mesmas.

Bombeiro Civil atua em empresas, shows e eventos e fica responsável pela gestão dos riscos de incêndio e outras situações com potencial de gerar uma emergência. Cabe ao Bombeiro Civil auxiliar no desenvolvimento de planos de emergência, sempre zelando pela preservação de vidas, respeito ao meio ambiente e proteção ao patrimônio. Há 13 anos atuando em Mariana, Adão Severino Junior, conhecido como Adão Bombeiro, começou em 2010 quando fazia parte do quadro do SAMU e desde então possui papel fundamental em ocorrências na cidade, mas atualmente está impossibilitado devido a um problema no motor da ambulância que atende a cidade.

Em suas palavras, o vereador enalteceu o trabalho realizado por Adão e afirmou ser de muita relevância que o requerimento seja atendido e explicou a importância da parceria e se mostrou insatisfeito com a dependência de uma vaquinha para realização de reparos para o funcionamento dos atendimentos. “Todos conhecem o trabalho voluntário que o Adão Bombeiro faz em Mariana. Ele chega, muitas vezes, antes do SAMU e da Ambulância da Prefeitura, eu mesmo já presenciei diversos atendimentos realizados por ele. A ambulância que foi cedida na minha gestão para eles, estragou o motor e o Adão agora está fazendo vaquinha em grupos de WhatsApp para conseguir arrecadar o valor. Mas sinceramente, eu acho um absurdo uma pessoa que faz um trabalho voluntário social em Mariana, uma cidade que possui uma boa receita, tem festa todo final de semana. É só cortar uma festa de um final de semana que paga os R$60 mil que o Adão precisa pra reformar o motor da Sprinter. É triste falar disso aqui e vivenciar a dependência de uma vaquinha para fazer um trabalho que muitas vezes é de responsabilidade do poder público municipal” relatou Juliano Duarte.

Em resposta ao requerimento de Juliano Duarte, o Secretário de Governo, Edvaldo Andrade, afirmou que o assunto está sendo resolvido em reuniões internas.