Pular para o conteúdo

Câmara de Mariana oferece tradução simultânea em libras para reuniões

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Agora, as reuniões ordinárias dos vereadores têm tradução simultânea para a linguagem oficial de comunicação com os surdos.

No dia 24 de abril, ocorreu a sessão solene de apresentação dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras credenciados pela Câmara Municipal de Mariana. Os intérpretes Jaqueline Ferreira Matias do Patrocínio e Lívio Ramsés Ucran de Oliveira iniciaram suas atividades no mesmo dia, data em que é comemorado o Dia Nacional de Libras. Agora, as reuniões ordinárias dos vereadores têm tradução simultânea para a linguagem oficial de comunicação com os surdos. 

A presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (ADEM), Gilma Vilas Boas, e a assistente social da associação, Maria Aparecida Tavares, participaram da solenidade de forma presencial, no Plenário, e reforçaram a importância desse momento para a comunidade surda. 

O presidente da Casa, Fernando Sampaio, informou que o credenciamento dos intérpretes é uma demanda antiga da comunidade com deficiência auditiva e surda. A demanda foi atendida este ano, em uma ação inédita de acessibilidade na primeira Casa de Leis de Minas Gerais. Os deficientes auditivos e surdos terão acesso completo às reuniões ordinárias.

O vereador ressaltou que esta é uma conquista para a população surda ser inserida nas discussões da comunidade e para a Câmara de Mariana, em poder proporcionar essa inclusão.

Acompanhe as reuniões ordinárias da Câmara, agora com a tradução dos intérpretes Lívio e Jaqueline, nas segundas-feiras, às 16h, pelo site camarademariana.mg.gov.br ou pelas páginas da Câmara no Facebook e YouTube.