Os brasileiros já podem marcar na agenda: dia 25 de maio será realizado o Dia Livre de Impostos (DLI). Para a 17ª edição, grandes redes varejistas de Belo Horizonte já confirmaram sua participação. Tradicionalmente, os postos de combustíveis também participam da ação.
Durante o DLI, os produtos são comercializados sem a incidência de tributos, levando à venda com até 70% de desconto sobre os itens. Dentre os produtos que serão comercializados sem impostos estão medicamentos, cosméticos, calçados, alimentos, gás de cozinha, gasolina, cimento e carne, dentre outros.
Drogaria Araujo, Centro Visão, Mobiliadora Líder, Elmo, Verdemar, Super Nosso, Rommanel, Babita, Obradec Materiais de Construção, Casa Falci, Diamantina Carnes e Droga Clara serão algumas das lojas que farão parte da iniciativa em Belo Horizonte.
A ação tem o objetivo de alertar a população sobre as altas cargas tributárias do país. Além das “promoções”, atos de conscientização serão realizados durante todo o dia.
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), somente no último ano, os brasileiros trabalharam 149 dias para pagar impostos. “O Dia Livre de Impostos, além de conscientizar a população e os empresários, busca chamar a atenção do poder público para a urgência da Reforma Tributária. Estamos nesta luta há 17 anos e seguiremos até que haja uma mudança”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.