Pular para o conteúdo

Intervenções sem acabamento do SAAE são questionadas pela população

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A presença do Secretário de Obras, Leonardo Rodrigues juntamente com o Diretor do SAAE foi solicitada pelo Presidente da Câmara.

Na última Reunião da Câmara, o Presidente da Câmara, Fernando Sampaio, convocou a presença do Secretário de Obras, Leonardo Rodrigues juntamente com o Diretor do SAAE, Remo Machado para a próxima reunião. Também foi solicitada a presença da empresa responsável pelo serviço de operação tapa buracos e o responsável pela recuperação de vias públicas após intervenção de água e esgoto na cidade de Mariana para maiores esclarecimentos.

As denúncias e insatisfações da população giram em torno dos buracos que são abertos para realizações de reparos e manutenções de água e esgoto e após os serviços finalizados os mesmos não são fechados como deveriam.

No bairro São José, conhecido como Chácara, há quase dois meses moradores reclamam de uma intervenção feita à Rua Dom Frei José da Santíssima Trindade, para reparação de esgoto e até a presente data não foi feito o recapeamento asfáltico como mostra a foto. “Já tivemos muitos transtornos com esse barro que desce, problemas respiratórios e sem contar o risco de um acidente de percurso como aconteceu com uma senhora que torceu o pé porque escorregou aqui. Cobramos, eles vieram aqui jogaram pó de cimento e sumiram alegando que precisavam de licitação para realizar o fechamento correto. Não precisa de licitação para abrir, mas para fechar é essa humilhação”, explicou a moradora da rua, Lúcia.

O Jornal Ponto Final entrou em contato com a Autarquia para solicitar esclarecimentos sobre os fatos questionados em Plenário e as reclamações da população em geral. Confira nota do SAAE na íntegra. “Desde meados de 2022, o contrato da empresa responsável pela finalização (recapeamento asfáltico) das obras do SAAE Mariana estava encerrado. Muitas ações e obras do SAAE de Mariana foram de emergência, pois tratavam-se de redes de água estouradas ou esgotos entupidos que traziam muitos transtornos para à população.

Com o término desse contrato, que aconteceu no meio do ano passado, as obras de emergências continuaram a serem realizadas pelo SAAE Mariana e a finalização (recapeamento asfáltico) era feita com material provisório até que a pavimentação fosse realizada. Em janeiro deste ano, quando iniciou uma nova gestão na autarquia municipal, não havia nem os termos de referência ou orçamentos para dar início no processo licitatório e o mesmo só começou quando foram desenvolvidos esses documentos, que precisaram de um tempo hábil para serem concluídos. Sem eles não há como acontecer um processo de licitação. O processo para a contratação de empresa especializada nestes serviços já está em fase de conclusão e nos próximos dias o edital vai ser publicado para que as empresas possam participar desse certame. Assim que o mesmo for finalizado o SAAE Mariana já tem um cronograma para realizar o recapeamento asfáltico onde for necessário”.