Pular para o conteúdo

Vigilância Sanitária relata dificuldade de combate à dengue devido a negativa da população

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Mariana está entre as cidades do interior de Minas que mais notifica casos de dengue neste ano de 2023.

Com os casos de dengue aumentando a lotação nos postos de saúde em Mariana, o Jornal Ponto Final entrevistou esta semana a Ludmila Gomes, Subsecretária de Vigilância e Proteção a Saúde e Érica Bárbara do Setor de Zoonozes.

Mariana está entre as cidades do interior de Minas que mais notifica casos de dengue neste ano de 2023. Prevenir será sempre o melhor caminho, dessa forma a especialista em vigilância pontua que providências vêm sendo tomadas desde janeiro deste ano. “Na vigilância a gente trabalha com prevenção e em janeiro nós realizamos o primeiro Lira (metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem) que mostra como está a proliferação do Aedes Egypti que é o mosquito transmissor das arboviroses, dengue e chikungunya. Desde esse primeiro momento nós já intensificamos as ações de combate e controle. Realizamos mutirões de limpeza nos bairros onde os índices eram mais elevados, já foram retirados cerca de 400 caminhões de inservíveis e lixos dentro das residências. E desde as primeiras notificações os agentes de endemias vão até as casas das pessoas contaminadas para realizar o bloqueio de transmissão”, pontuou.

Sobre a dificuldade de combate à proliferação da dengue a subsecretária enfatiza o quanto os agentes são impedidos de realizar as visitas de prevenção. “Estamos tendo uma grande negativa da população em receber os agentes para que a gente consiga realizar o trabalho da melhor maneira. Se a gente não consegue adentrar na residência onde existe casos suspeitos ou confirmados a tendencia de proliferar é muito grande” explica Ludmila.

O município possui profissionais qualificados e com olhar treinado para identificar focos. A Érica explica que a maioria dos casos são contaminações em residência. “Nós temos equipe, profissionais e logística para atender a população, mas temos uma dificuldade grande e eu queria frisar que 80% dos focos estão dentro das residências”.

A entrevista foi realizada pela TV Ponto Final e pode ser conferida na íntegra pelo canal no YouTube.