O excesso de chuvas é causado pelas mudanças climáticas agravadas pela exploratória dos recursos. Ainda que as causas sejam naturais, as consequências da falta de planejamento urbano, ausência de consciência ambiental e a interferência humana, tem potencializado e agravado esses problemas.
É dever do Poder Público oferecer aos cidadãos saneamento básico, manutenção dos sistemas existentes, ampliação dos serviços de drenagem e escoamento da rede pluvial. Igualmente cabe ao Estado a realização de obras que tenham por objetivo evitar enchentes, sob pena de responder pela inobservância caracterizada, haja ação ou omissão.
Durante as chuvas de Fevereiro do dia (12/02) várias famílias foram afetadas pela enchente na Travessa Monsenhor Rafael Coelho e na Praça do Barro Preto, situação essa que causou diversas perdas.
Devido ao ocorrido, durante a 11ª Reunião Ordinária da Câmara de Mariana, o Vereador Pedrinho Salete, cobrou novamente os direitos das pessoas afetadas. “Solicito a agilidade da indenização dos atingidos por este incidente na Travessa Monsenhor Rafael Coelho e a agilidade no processo licitatório da obra que tem que ser feita no local. Nós vereadores aprovamos o projeto de lei, possibilitando o município fazer um repasse de 10 mil reais para as famílias atingidas e até hoje essas famílias não receberam. Vamos cobrar os direitos das pessoas e realizar ações para impedir futuros transtornos, pois se não ocorrerá tudo novamente ano que vem. E continuamos trabalhando buscando o melhor para nossa cidade e distritos”, finalizou o parlamentar.