Pular para o conteúdo

Artista retrata história de Mariana em exposição

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Em uma série de 30 telas, Camaleão conta parte da história da cidade de Mariana de maneira lúdica e bem-humorada.

Começou no último dia 17 de abril na Galeria de Arte da Assembleia Cultura, a exposição do nosso saudoso artista Emerson Carvalho conhecido por todos como Camaleão, ele se considera um marianense de alma, pois nasceu na cidade de Volta Redonda RJ, mas toda a sua família é marianenses. A exposição é um projeto que ele tem um carinho muito especial, a coleção “Mariana em Quadrões”, é uma série de 30 telas que contam parte da história de da cidade de Mariana de maneira lúdica e bem-humorada. 

            Segundo Camaleão a ideia da exposição surgiu há 10 anos atrás, em uma mesa de bar numa conversa com o Professor Cristiano Cassimiro, ambos admiradores da história da primeira cidade de Minas, lamentando o fato de não existir registro fotográficos da época, o Cristiano então sugeriu retratar através das telas a história da cidade. Em 2010 então nasceu a primeira exposição “Mariana em Quadrões” na inauguração do CAT e foi um sucesso. “Há dez anos atrás a gente começou com os quinze primeiros quadros, mas quando fechamos esse primeiro material, tinha um vasto material que poderia estar nesses quinze primeiros, mas como nós escolhemos um caminho, ficou muita coisa de fora. Então depois de dez anos da primeira exposição a gente resolveu fazer a segunda, e foi até no governo de Juliano Duarte, procuramos por ele e ele teve a sensibilidade de entender o projeto e nos apoiou para fazer essa segunda coleção.’’

            A proposta dessa segunda coleção é levar a história de Mariana para outras cidades com bastante humor e diversão, a produção dos quadros durou aproximadamente um ano e foram feitas muitas pesquisas, e vários esboços para o processo final. A intenção do artista e também levar a exposição para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, atraindo mais atenção para nossa cidade.

            O Professor Cristiano Cassimiro idealizador do projeto também nos deu um relato sobre a exposição, ele explica que a exposição retrata personagens de Mariana e personalidades que passaram pela cidade, ele explica que foi feita uma vasta pesquisa histórica de personagens locais e também de personalidades que passaram por Mariana, como por exemplo o quadro que retrata a visita de Dom Pedro II, no final do século XIX, antes da Proclamação da República, a última viagem que ele fez a Minas Gerais. Outras personalidades também foram retratadas como Pedro Aleixo, marianense que foi Presidente da República, e também mais três marianenses que participaram do processo de independência do Brasil. “Há um grande arcabouço, de informações nos quadros, mais uma pesquisa bem robusta sobre a história de Mariana, conta de uma forma lúdica, interativa e de fácil acesso, onde todos de Mariana que verem os quadros e souberem um pouco da história da cidade, vão ter mais pertencimento e mais identidade com essa terra que é a primeira de Minas Gerais.’’ Finalizou o professor.

Camaleão conta que na década de 80 teve muito contato com a arte, principalmente com o desenho, ele desenhava mas não colocava cor em nada, muito ligado ao cartoon e revistas de humor da época, a sua base de artista sempre foi direcionada ao humor.

Quando sua família voltou a morar em Mariana ele começou a ter contato com os artistas mais acadêmicos, a arte que é desenvolvida em Mariana como Layon, Helios Petrus e outros artistas das cidades de Mariana e Ouro Preto onde a arte é mais puxada para o Barroco e foi assim que ele começou a pegar os seus desenhos e colocar cores, usando essas técnicas mais conhecidas da cidade. “Esses quadros são as junções desses dois segmentos o cartoon e a arte mais acadêmica, então eu sou um produto de Mariana, e depois que me formei como artista eu comecei a ganhar o mundo, vou falar mundo por eu já fui premiado em vários lugares então eu vou chamar de mundo’’ finalizou com risos.

A exposição está disponível até o dia 05 de maio, no endereço Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, de 08h às 19h.Para conhecer mais o trabalho do artista acompanhe também o seu Instagram @camaleaoart. A entrada para a exposição é gratuita.