Pular para o conteúdo

Semana Santa em Mariana é marcada com muita fé pelos seus devotos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os fiéis participaram de missas, confissões, procissões e cerimônias que tomaram as ruas do Centro Histórico da cidade

A Semana Santa foi marcada por muita fé e devoção em nossa cidade, ao relembrar os passos da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Ao longo da programação, os fiéis participaram de missas, confissões, procissões e cerimônias que tomaram as ruas do Centro Histórico em um dos eventos mais tradicionais do calendário religioso de Minas Gerais.

Os tradicionais panos roxos e as colchas bordadas nas sacadas dos casarões marcaram o início das festividades em Mariana, cidade sede do Primeiro Bispado Mineiro e que mantém tradições que datam do século passado e atraem olhares de todos os cantos do país. “É uma semana muito comovente, de entrega, de participação, não é a primeira vez que venho passar aqui a Semana Santa e sempre volto pra casa renovada. Dá vontade de trazer um pedacinho de Mariana pro Rio, porque é uma sensação grandiosa que eu nunca vi em outro lugar”, declarou Eliane Pereira, que veio do Rio de Janeiro para viver a experiência religiosa na Primaz. 

O guia turístico Edmilson Barros é natural de Duque de Caxias e trouxe uma excursão de turistas para celebrar a Sexta-feira da Paixão em Mariana. “Viemos de longe para acompanhar as celebrações, e com toda certeza nós vamos voltar no ano que vem, ficamos encantados com o que assistimos aqui”, afirmou. 

Na Quinta-feira Santa (06), o Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, celebrou a missa com o rito de Lava-pés, um dos episódios mais conhecidos do Evangelho e que no catolicismo representa o exemplo de humildade deixado por Jesus ao lavar os pés dos seus apóstolos. “Que a perseverança e a humildade de Cristo possa renascer sempre em nossos corações”, afirmou o Arcebispo. Após a celebração, a desnudação dos altares e a procissão de transladação do Santíssimo Sacramento emocionou os devotos. 

A cerimônia do descendimento da Cruz, na Sexta-feira Santa (07), retratou a paixão e morte de Cristo e reuniu dezenas de fiéis mesmo em meio a chuva, na Praça Minas Gerais. A piedosa Procissão do Enterro foi acompanhada por uma multidão que seguiu até a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção.

No Sábado de Aleluia (08), os devotos se colocaram em vigília à espera da ressurreição de Cristo. Nos cinco primeiros minutos do Sábado de Aleluia, moradores saíram às ruas de Mariana vestidos com túnicas brancas, carregando velas, ossos, matracas e correntes, em uma procissão que há mais de 30 anos é realizada no município e preserva o patrimônio material e imaterial da cidade. A Procissão das Almas (ou Procissão do Miserere) revive antigas lendas marianenses e repassa de geração para geração o folclore e a cultura local.

No Domingo de Páscoa (09), o espetáculo de fé e emoção tomou conta das ruas de Mariana com a Santa Missa presidida pelo Sr. Arcebispo Metropolitano Dom Airton José dos Santos, na Praça dos Ferroviários, seguida pela Procissão Luminosa da Ressurreição com o Santíssimo Sacramento para a Praça da Sé. Na manhã do Domingo de Páscoa, moradores, turistas e artesãos da Associação Marianense de Artistas Plásticos (AMAP) foram os responsáveis por confeccionar os tapetes de serragem para a passagem das procissões. As ruas Santa Cruz, no Barro Preto, Josafá Macedo, no Centro, e a Rua Direita foram enfeitadas por serragens coloridas que fazem alusão à entrada de Cristo em Jerusalém, quando a população cobriu as ruas com ramos para a sua chegada. Neste ano, a confecção dos tapetes contou com a ajuda das crianças do nosso município, um projeto inicial da Paróquia da Catedral Basílica que tem como objetivo fazer com que as crianças sejam protagonistas na vida eclesial da igreja, envolvendo toda a família em um processo de expressão da fé por meio da arte.