Pular para o conteúdo

Setor odontológico é visitado por vereador que cobra melhorias no local

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Pedrinho Salete visitou a Odontologia Central onde o mesmo constatou que encontra-se sem profissionais para a realização de radiografia odontológica.

A radiografia é extremamente importante para o diagnóstico, já que é através dela que se pode ver o intraósseo (dentro do osso). O seu papel na odontologia é fundamental, pois proporciona ao dentista, informações confiáveis e nem sempre possíveis de serem notadas no exame clínico, como cáries ocultas, perdas ósseas, perfurações ou fraturas dentárias. A odontologia no SUS é a garantia de atendimento e tratamento gratuito. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o atendimento bucal começa na Atenção Primária e é realizado pelas equipes de Saúde Bucal.

Visando a importância de um atendimento com qualidade o Vereador Pedrinho Salete, visitou a Odontologia central do município nesta terça-feira (04), onde o mesmo constatou que no local existe equipamento adequado para fazer exame de radiografia, mas não existe profissional da área, técnico de radiologia, para realizar o procedimento e por este motivo o município não oferta ao cidadão este exame. 

Segundo Pedrinho, o mesmo solicitou ao Executivo a normalização dos serviços. “Verifiquei na Odontologia, e o paciente só consegue fazer o Raio X se ele estiver fazendo canal. Solicito a Secretaria de saúde e ao Executivo para contratar profissionais da área para ofertar esse serviço a todas pessoas que precisam. Ressalto que viso a importância da saúde bucal para todos. Por este motivo através do orçamento impositivo de emenda parlamentar conseguimos R$ 464.000,00 para a área da saúde destinado exclusivamente pra aquisição de prótese dentaria. Além de auxiliar na saúde, também ajuda na autoestima das pessoas. Continuarei lutando para aumentar a qualidade da saúde de Mariana e sermos referência em nossa região” explicou o edil.

A redação do Jornal Ponto Final entrou em contato com o Secretário de Saúde, Jonathan Chaves para o esclarecimento dos fatos. Em nota enviada, Jonathan explica que o problema já está sendo solucionado, mas enfatiza que é uma demanda antiga. “A respeito da solicitação do vereador vimos esclarecer o seguinte: O aparelho de raio x do setor de odontologia existe há vários anos e nunca contou com profissional técnico para o local. A falta do profissional, bem como sua necessidade, já foi identificada pela atual gestão desde janeiro (quando iniciamos) e a contratação de um profissional técnico foi solicitada pela coordenação do serviço. Existem nos quadros do município 12 vagas legais para técnicos em radiologia, vagas essas todas ocupadas e os profissionais se encontram no serviço de radiologia municipal. Sensível a esta situação já se encontra no planejamento da Secretaria Municipal de Saúde solicitação de abertura de vagas para consequentemente serem realizados os trâmites para contratação e atendimento dessa demanda que já vem de anos sem nenhuma providência” finalizou o secretário.